Lição 34. Violência em nome da Fé

14:26

Foto: Reprodução
O Senhor Deus foi muito claro: não é por força ou violência, mas pelo Espírito (Zacarias 4.6). 

Aprendemos na aula passada sobre a Inquisição e sobre o Tribunal do Santo Ofício, que empregava violência e morte para aqueles acusados de ferir os mandamentos do Catolicismo. Mas de onde surgiu essa ideia de punir pessoas na Igreja com violência?! Vamos tentar entender isso nesta lição.

O desejo da Igreja Católica de condenar pessoas contrárias a sua doutrina durante a época da Inquisição pode ter tido origem em Pedro, o Venerável, que foi um teólogo francês nascido em 1902. Pedro, o Venerável, defendia em teses que os "hereges" deveriam ser investigados e julgados sob regras. Muito provavelmente o Tribunal do Santo Ofício pode ter seguido os mesmos moldes desejados por Pedro, o Venerável, apesar de não podermos confirmar isso com 100% de certeza. Pedro o Venerável viveu até 1.156. 

Pouco tempo depois (1170) nascia Domingos de Gusmão (ou "São Domingos"), um dos responsáveis pela chamada "Milícia de Jesus". De acordo com o site "Guerras Brasil Escola", os membros dessa instituição eram pessoas dispostas a usar e violência para defender a hegemonia católica. O primeiro alvo desse grupo de inquisidores foram os cátaros (ou Catarismo), um movimento cristão que acabou se tornando uma ameaça a própria Igreja Católica.

Instrumentos de Tortura usados na Inquisição

Com o tempo, durante a Inquisição, foram criados também pelos Católicos instrumentos próprios de tortura, usados para arrancar a confissão do acusado (na maioria das vezes ou todas as vezes era inocente), ou mesmo matá-lo com um morte dolorosa. Existem vasta informação sobre isso, mas vamos listar apenas dois, por serem horríveis demais para podermos explicarmos neste estudo.

    • Cadeira de Judas: uma cadeira em forma de pirâmide. O acusado tinha as pernas esticadas para que a ponta da cadeira fosse penetrando o anus, e como era em formato de pirâmide, o corpo ia se abrindo em uma espécie de empalação lenta. Como quase também não era lavado, a cadeira de Judas poderia trazer diversas infecções além da dor que trazia ao condenado pelos católicos.
      
    • Caixão da Tortura: uma pequena gaiola de ferro, que era pendurada em praça pública, a vista de todos. Ali, o acusado estava diante do sol ou do clima, podendo ser atacado por animais também. Ficava ali até morrer.

Uma dica: não é recomendável procurar na internet sobre os instrumentos de tortura usados pelos católicos durante a Inquisição. Os usados acima foram os exemplos de instrumentos “mais leves”. Essas pessoas que praticavam isso em nome de Deus nunca poderiam ser chamadas de cristãos. A verdade é que o veneno que Satanás colocou na Igreja o deixava com controle total da mesma. Eles já tinham perdido o foco totalmente dos mandamentos de Cristo e de sua Missão por aqui.

Livros Para Inquisidores

Apenas o Tribunal do Santo Ofício tinha aval para matar e torturar em nome da Igreja, mas como já mostramos nos estudos, qualquer um podia acusar alguém de praticar bruxaria. Mas como saber quem é bruxo ou bruxa? Nesta época, alguns livros foram escritos com essa intenção: para que os leitores pudessem “identificar” quem estava “adorando o diabo” ou não. Alguns livros foram escritos nesse meio. Cito abaixo apenas dois:

    • Directorium inquisitorum (escrito em 1376): também conhecido como "Manual do Inquisidor" era um livro completo para ensinar aos Inquisidores como descobrir as bruxas. Sua base foram diversos (quem diria?) livros de bruxaria que tinha confiscado de outros acusados de feitiçaria. Além disso, o livro ensinaria os inquisidores formas de arrancarem a confisão das vítimas.

    • Malleus Maleficarum (1486 ou 1487): também conhecido como como O Martelo das Bruxas ou O Martelo das Feiticeiras. O livro explica um pouco sobre demônios e sua ligação com a bruxaria, além de oferecer instruções de como julgar os bruxos e até cumprir tais sentenças.

Durante a Inquisição a fé na Idade Média realmente tinha chegado ao fim. As pessoas não mais guardavam os mandamentos do Senhor Jesus Cristo, estando preocupados apenas com a vontade da Igreja. Muitos morreram inocentemente nesse meio. Por isso, um Homem foi enviado para destruir todo esse sistema...

Curtam a nossa página no Facebook para acompanhar nossas células ao vivo.
Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página