A História da Igreja de Cristo #35 - Mudanças nos Planos do Diabo

13:39

Foto: Pixabay
Conforme já falamos em nossos estudos, a Igreja Primitiva se tornou Igreja Católica, que foi atingida com o veneno do diabo. Com o passar dos anos, doutrinas falsas foram introduzidas por lá até que Séculos depois a Igreja perdesse totalmente o foco, participando de eventos vergonhosos e cruéis, como a Inquisição e Cruzadas, como já estudamos aqui nesse estudo.

Assim sendo, o remédio vindo da parte de Deus para limpar a Igreja do veneno estava a caminho. Mesmo com toda desinformação pregada pela Igreja, Homens foram descobrindo a verdade das Escrituras. O começo disso deu-se no que chamamos de Reforma Protestante, o que vamos aprender a partir de agora.

Vale lembrar que, durante a época das Cruzadas, houve a primeira tentativa de Reforma, com os Petrobrucianos.

John Wycliffe, o primeiro reformador...

Ele não foi diretamente o responsável pela Reforma Protestante, mas ela começou a partir dele. John Wycliffe nasceu aproximadamente em 1324, na Inglaterra. Vindo de família pobre de camponeses, Wycliffe superou quaisquer dificuldades a ponto de entrar na Universidade de Oxford, onde buscou imenso conhecimento. Dizem que John Wycliffe entenderia mais tarde, por conselho de seu tutor (chamado Thomas Brawardine) que o Papa seria o Anticristo.

Usando de seu vasto conhecimento, Jhon Wycliffe começou a escrever artigos criticando a Igreja Católica, principalmente pelo poder do Papa. Além disso, ele pregava aos ingleses aos Domingos um Evangelho simples. Ganhou seguidores e começou a incomodar a própria Igreja Católica, sedenta por poder. Sabendo disso, o Papa teve acesso a todo esse material e tomou medidas imediatas: julgar Jhon Wycliffe por heresia!

O único problema foi que Jhon Wycliffe tinha muitos amigos (amigos ricos e pobres, amigos de influência) que não cederam as pressões da Igreja. Houve até uma audiência em Fevereiro de 1377, mas Jhon não foi condenado. Houve então uma segunda audiência (este Jhon Wycliffe) foi sozinho. Wycliffe foi salvo das garras da Inquisição graças a uma ordem da mãe do Duque de Lencastre, proibindo a Igreja de executar qualquer sentença sobre a conduta e doutrina de Jhon Wycliffe. Assim ele escapou (mais uma vez) ileso das garras da Igreja violenta.

A Bíblia começa a ser traduzida para o Inglês…

A princípio, a Igreja Católica sempre quis esconder o conhecimento dos seus fieis durante a Idade Média. A própria Bíblia não estava traduzida além do latim de Jerônimo. Jhon Wycliffe começou a traduzir a Bíblia para a língua inglesa, a fim de que seus irmãos ingleses pudessem ter acesso total a mesma. Ele terminou a tradução da Bíblia em 1383. Mesmo enfrentando resistência, logo logo cópias e mais cópias da Bíblia em inglês começaram a circular na Inglaterra.

A Classe dos Lollardos

Uma coisa é certa: Jhon Wycliffe tinha muitos seguidores. Muitos que seguiam suas ideias (eles não eram únicos, já que antes dele já haviam cristãos com o mesmo pensamento) foram conhecidos como Lollardos. Os Lollardos acreditam que:

    • Cristo não estabeleceu a Missa
    • Penitência, Confissão, etc não tem base bíblica para serem aplicadas a fé.

Os Lollardos começaram a ser um grande problema para a Igreja Católica, então teriam que ser exterminados. Em 1413 foi conclamado um Concílio para debater como resolver este problema. Muitos Lollardos foram mortos, torturados, levados a fogo, sob a óptica Católica de “combate aos hereges”. Mesmo assim, sobraram muitos Lollardos para continuar a desfazer o veneno que Satanás tinha colocado sobre a Igreja. Combatemos a mentira com a verdade, simples!

Vale lembrar que, antes de Martinho Lutero instituir a Reforma Protestante, houveram outros reformadores. A verdade no fim ia prevalecer. Vamos falar deles nas próximas lições.

Curtam a nossa página no Facebook para acompanhar nossas células ao vivo.
Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página