A "Palavra Profética" de Pedro Dong realmente vem de Deus?!

21:56

Foto: Pixabay

Quando eu era membro da Igreja de Pedro Dong, o que mais se falava nessa Igreja era o assim chamado de "Palavra Profética". A Palavra Profética, segundo aprendi lá, é uma palavra de comando do próprio Senhor Jesus para o "canal escolhido", que no caso, seria o líder da Igreja, Pedro Dong, também conhecido pelos membros da Igreja como "Apóstolo".

Hoje gostaria de falar um pouco a respeito dessa "Palavra Profética". Ela é o ponto central das igrejas do ministério de Pedro Dong. O meu objetivo com essa postagem não é atacar pessoas, mas trazer a minha experiência para que mais e mais pessoas enxerguem! 

Afinal de contas, o que é a Palavra Profética?!

A Palavra Profética não nasceu no início da Igreja do pai de Pedro Dong, mas ela surgiu depois que ele assumiu a liderança. Quando eu estava lá, me contaram que antes da Palavra Profética surgir, as pessoas tinham liberdade para ensinar o que aprenderam ou trazerem alguma Palavra que poderia, ser inclusive, ensinada e usada pela liderança. Tudo isso foi substituído pela Palavra Profética algum tempo depois que Pedro Dong assumiu a liderança da Igreja.

Ela é chamada de "Palavra Profética" porque os membros da Igreja são ensinados que aquela palavra vem do próprio Trono de Deus, através do seu "canal escolhido" (Pedro Dong), para dar direção ao Corpo de Cristo. Basicamente, elas são as mensagens de Pedro Dong (ele afirma que essas mensagens vem do próprio Senhor) em conferências. Essas mensagens depois, são fragmentadas em pequenos textos, chamados de Imersão, alocadas num livro conhecido como "Alimento Diário".

O "Alimento Diário" contém essa "Palavra Profética" dividida em pequenos textos diários. Os membros da Igreja podem comprar os livros com esse conteúdo, mas eles também são divulgados dentro de grupos de Whatsapp para membros da Igreja gratuitamente, diariamente. 

Além disso, nos cultos dessa Igreja, a Palavra Profética do dia também é exibida e lida como se fosse uma Escritura, e as pessoas precisam comentar uma com as outras a respeito do que aprendeu. Eles dizem assim: "o que Deus falou com você?".

As Palavras de Pedro Dong são chamadas por ele de "Palavra Profética"

Aprender Teologia ou outros aprendizados não são possíveis, visto que eles são ensinados que a "Palavra Profética" que recebem diariamente é o suficiente. Mesmo que você não concorde com o que a Palavra Profética diz, você não pode questionar o Profeta. Aliás, embora eu já tenha visto o próprio Pedro Dong comentar a respeito de ter outros profetas, na Igreja é ensinado que existe apenas um único canal. 

As pessoas então ficam totalmente dependentes da Palavra Profética e acreditam que, ao praticarem a Palavra Profética, elas estarão mais cheias do Senhor. Eu já ouvi de uma pessoa dizendo que, ao fazer a Imersão (falaremos sobre isso mais a frente), Deus está falando com a pessoa naquele dia. 

Então todo esse ambiente colabora, ao meu ver, a idolatria que é dada ao "único canal" ali. Para você ter noção do que estou dizendo, por exemplo, veja a música abaixo, e veja que existe um louvor que exalta a Palavra Profética (as palavras de Pedro Dong, onde ele diz que vem de Deus). Confira.


A "Palavra Profética" é um tipo de mantra ou algo parecido, porque toda vez que o pessoal da igreja está com problemas, eles pegam o papel da imersão, fazem uma leitura em repetição, e pronto, o "poder da palavra profética" resolve o problema. Quantas vezes eu vi testemunhos das pessoas lá dizendo isso, que recorreram a leitura da Palavra Profética para o serviço da Colportagem (venda de livros) ou outros casos, e o "milagre aconteceu".

Aliás, até o Evangelismo (Colportagem) ou orações eles devem fazer segundo a Palavra Profética. Como eu já falei, as mensagens são fragmentadas em textos diários, dividido em quatro versículos. Eles pedem para você escolher um número da palavra profética do dia e, a partir daquele número, eles leem aquele versículo e fazem uma oração DE ACORDO com o que leram na Palavra Profética. Uma vez eu neguei a oração de um irmão porque ele queria que eu orasse de acordo com a Palavra Profética, e eu disse que não faria isso. Pela minha própria experiência lá, você não tem nem liberdade para orar do jeito que você quer pelas pessoas.

Vamos falar o que seria a Imersão (ou "Inculcar a Palavra")

Então, as mensagens de Pedro Dong são chamadas de "Palavra Profética". Essas mensagens são dadas em diversas conferências, que acontecem em diversas partes do Brasil e também em alguns países. Ali, todos esperam "ouvir a voz de Deus" através da Palavra Profética. Na verdade, a "Palavra Profética" é apenas a teologia de Pedro Dong, por essas mensagens, e não há nada profético ou algo sobrenatural.

Então, essas mensagens são fragmentadas em pequenos textos e alocadas no "Alimento Diário". Ou você compra o livro "Alimento Diário" ou então espera pelos irmãos colocarem nos grupos de Whatsapp a Palavra Profética daquele dia. Na própria Igreja, quando participei, as pessoas pregavam as próprias palavras de Pedro Dong e usavam tanto o papel da Imersão como a Bíblia nas mensagens. Em outras palavras, você não pode pregar nada que não seja a "Palavra Profética" de Pedro Dong dentro dos altares da Igreja.

Mas o quê é Imersão?! Bem... você não apenas recebe o alimento diário, bem como você deve dedicar parte do seu dia para ele. Todos os dias você precisa LER, REPETIR EM VOZ ALTA (se possível) e fazer a TRANSCRIÇÃO (copiar as mensagens para um caderno, para melhor aprendizagem) a mensagem daquele dia, todos os dias. Depois disso, você ainda por cima deve separar trechos e ver qual deles você aprendeu. Dessa forma, segundo aprendi lá, Deus está falando com você. 

Eles se orgulham de ter essa palavra, e são totalmente guiados por ela. Quando vão falar de Jesus Cristo, eles mandam ler trechos da Palavra Profética ou falam de acordo com a palavra do dia. Quando estava lá, a Palavra Profética era mais falada que o Espírito Santo. Sempre antes de sair para a Colportagem (no Sábado), os adolescentes da Igreja seguem a palavra profética do dia e anunciam para as pessoas essa palavra, pedindo para orar pelas pessoas e, em seguida, lerem trechos da palavra profética para, em seguida, vender livros (Colportagem).

Dependência total do "Profeta que traz a voz de Deus"

Então, as pessoas ficam totalmente dependentes do alimento que vem do líder da Igreja. Elas fazem a Imersão todos os dias, e também escutam as lives do "profeta", que acontecem as Quintas e aos Domingos, fora as conferências, quando elas não vão pessoalmente até ele, acompanham pelo Youtube. Só existe lá um único e inquestionável canal. 

Conversei com algumas pessoas lá e fiz amigos, mas fico triste. Existem pessoas que estão lá há 20 ou 30 anos e nunca escutaram a voz do Espírito Santo. Estão totalmente dependentes agora dessa palavra. Eu não conheço essa igreja como era antes da Palavra Profética, mas acredito que as coisas antigamente eram melhores, porque as pessoas poderiam ter uma liberdade maior para não apenas aprender mas também ensinar os irmãos. 

No entanto, pelo que pude perceber, ali o líder da Igreja é colocado no mesmo patamar (ou próximo, para não ser injusto) a Moisés ou Paulo. Pelo tempo que estive ali, vocês não imaginam o nível de idolatria que tem lá ao homem. Então, meus irmãos, se te convidaram para uma igreja que tem "Palavra Profética, Imersão, etc" tenha algum cuidado de ir.

Espero que esse relato seja importante para você tomar uma grande decisão na sua vida.

Assista nossas células as quintas e as segundas.

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página