A História da Igreja de Cristo #50 - Primeiros Evangélicos no Brasil

20:49



A primeira tentativa de instalar uma Igreja Evangélica aconteceu no Brasil no dia 7 de Março de 1557, por 14 cristãos Huguenotes, enviados por pedido de Nicolau Villegagnon para que pudessem vir para uma colônia francesa recém criada em uma das ilhas da Baía de Guanabara. Por não concordar com as doutrinas (e principalmente com a liturgia da Santa Ceia), Nicolau Villegagnon expulsou os cristãos evangélicos dali. Dos 14, 5 ficaram com medo de voltar para a França e foram mortos por suposto crime de heresia, nas mãos do próprio  Nicolau Villegagnon, que os acusou de serem espiões. Diferente do que aconteceu nas Cruzadas e Inquisição, a morte desses primeiros cristãos aconteceu não por ordem da Igreja Católica, mas sim por fanatismo e intolerância religiosa do próprio Nicolau  Villegagnon.

A Colonização (ou Invasão) Holandesa

Diferente de outras regiões da Europa, a Holanda era um país totalmente Protestante, e vivia sob poder da Espanha. A Holanda tinha conseguindo grandes avanços comerciais, e lutava pela sua independência. Teve Portugal como grande aliado na produção de açúcar no Brasil, investindo em maquinário e cuidando de boa parte do refino desse produto, conseguindo bons lucros. Isso não duraria muito tempo, porque a própria Espanha tinha um acordo com Portugal (chamado de União Ibérica), e por conta disso, Portugal não teve outra opção a não ser encerrar este acordo, que dava bastante grana aos Holandeses. A parceria entre Portugal x Holanda durou até 1580. A essa altura (1581), a Holanda conseguiu sua independência frente a Espanha, sendo um único país.  Em 1624, os Holandeses vieram para invadir o Brasil, chegando na Bahia, passando por outros locais litorais do Nordeste alguns anos mais tarde, ganhando cada vez mais terreno. Os Holandeses negociavam escambos (troca de mercadorias) com os índios.

A primeira Igreja Evangélica no Brasil

Com a invasão dos Holandeses para o Brasil, era notável que eles também tentariam divulgar sua fé em solo brasileiro. Em 1630 foi fundada a primeira igreja evangélica do Brasil, a Igreja Reformada Neerlandesa (Neerlandês é a mesma coisa que Holandês), também de cunho Calvinista. A Igreja Reforma Neerlandesa já existia em outras partes do mundo. Uma das grandes figuras que eram membros dessa Igreja (não no Brasil, fique bem claro) era João Ferreira de Almeida, que fez a primeira tradução da Bíblia para português (de Portugal).

João Ferreira de Almeida era português, e se converteu para o Protestantismo aos 14 anos de idade. Nas primeiras edições da sua tradução particular, ele se intitulava como Padre, mas, na verdade, nessa época, alguns pastores também eram chamados de "Padre". Por ser pastor da A Igreja Reforma Neerlandesa, ele era chamado de "padre", mas na verdade, era pastor. Vale lembrar que, entre 1630 até 1821 a única igreja evangélica no Brasil era da Igreja Reformada Neerlandesa. Depois de 1821, muitos missionários de diversos lugares criariam suas próprias igrejas por aqui.


IGREJAS EVANGÉLICAS NASCIDAS E TRAZIDAS AO BRASIL (1822-1910)


ANO
IGREJA
1822
Igreja Anglicana (mesma igreja que Jhon Wesley fazia parte antes de criar a Igeja Metodista)
1824
Igreja Luterana (alemães que eram adeptos do Luteralismo – Cinco Solas)
1858
Igreja Evangélica Fluminense (igreja fundada por um casal presbiteriano escocês)
1862
Igreja Presbiteriana (igreja fundada pelos americanos presbiterianos)
1871
Igreja Metodista (provavelmente montada pelos metodistas americanos)
1871
Igreja Batista
1878
Movimento dos Irmãos (membros da Igreja Evangélica Fluminense saíram e montaram esta)
1879
Igreja Evangélica Brasileira, a primeira denominação evangélica criada no Brasil
1886
Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
1890
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
1895
Igreja Adventista do 7º Dia
1910
Congregação Cristã no Brasil (fundada por um discípulo de William Howard Durham)
1910
Assembleia de Deus (fundada por um discípulo de William Howard Durham)



Outras Igrejas (não-evangélicas) que nasceram da Igreja Evangélicas

    • A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons): fundada por Joseph Smith (em 1830), que trouxe uma suposta revelação que havia recebido de um anjo chamado Moroni (que é filho de Mórmon) sobre uma nova Bíblia, voltada para o Ocidente, que seria “uma revelação de Jesus para a América”. O livro foi traduzido pelo próprio Jospeh Smith a partir de placas escondidas, depois recolhidas pelo anjo Moroni, conhecido como Livro de Mormón. Nesse livro, bem parecido com a Bíblia, explica sobre dois supostos povos israelitas que fugiram do exílio da Babilônia, conhecidos como Nefitas e Lamanitas.

    • Testemunhas de Jeová: Charles Taze Russell era um pastor/pregador e, queria mostrar "a sua verdade ao mundo", primeiro criando um grupo de estudos chamado de "Estudantes da Bíblia", que mais tarde seriam conhecidos como "Testemunha de Jeová". Uma das suas teses (erradas) seria que a Batalha do Armagedom aconteceria em 1914, como também não existe demônios atormentando pessoas no Inferno, muito menos julgamento divino.

Curtam a nossa página no Facebook para acompanhar nossas células ao vivo.
Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página