A História da Igreja de Cristo #49. Evangelho no Brasil

08:25


Até aqui, aprendemos sobre a criação do Cristianismo pelo Ministério do Senhor Jesus, a Igreja dos Apóstolos após a descida pelo Espírito Santo, as perseguições do Império Romano, criação da Igreja Católica, Cruzadas, Inquisição, Reforma Protestante, Contra Reforma, a criação dos métodos de ensino com Jhon Wesley e avivamento com Wesley, Quakers e William Seymour (Avivamento na Rua Azusa), etc. Em nossos estudos anteriores abordamos tudo isso. Agora vamos abordar como o Cristianismo foi abordado aqui no Brasil.



Primeira Missa do Brasil

O Brasil foi descoberto por Portugal em 1500. Segundo os registros históricos, a primeira missa (culto católico) realizado em solo brasileiro aconteceu no dia 26 de Abril de 1500 (numa Páscoa inclusive), pelo Padre Henrique de Coimbra.  A cerimônia tinha portugueses e índios, que ficaram curiosos em saber sobre o novo culto, apesar de ficarem em silêncio. O Padre Henrique de Coimba foi também, considerado, o primeiro Evangelista (Missionário) do Brasil.

Primeiros Missionários (Católicos) no Brasil

Como Portugal era uma nação propriamente Católica, houve então a iniciativa de evangelizar os nativos brasileiros, uma chance de ouro após a perda de território e fieis após a Reforma Protestante. Tomé de Souza se tornou o primeiro Governador do Brasil, vindo ao Brasil em Março de 1549 com um grupo de Jesuítas. Conforme falamos na Lição 44 deste estudo, os Jesuítas foram um grupo de missionários católicos criados em 1534 por Inácio de Loyola, com o nome de “Companhia de Jesus”. O livro “Instruções Secretas dos Jesuítas”, no entanto, aponta que os Jesuítas eram uma seita.

O Padre Manuel de Nóbrega era responsável pelo trabalho dos Jesuítas no Brasil. Inicialmente, foi construída uma escola em Salvador, que era usada para ensinar os índios brasileiros a lerem e escreverem. Havia o entendimento de, se os índios não soubessem ler nem escrever, seria impossível ganhá-los para o catolicismo. Em 1570 já haviam escolas jesuítas em diversos outros lugares. As escolas jesuítas serviam de duas frentes: 1) alfabetizar os nativos brasileiros (índios); 2) formar novos jesuítas e sacerdotes, já que haviam cursos de Teologia nessas escolas.

Primeiros Missionários (Evangélicos) no Brasil

Não demorou muito para que os primeiros missionários Evangélicos viessem ao Brasil. Na lição 43 - As bases de uma Nova Fé, falamos sobre os Huguenotes, cristãos franceses (de maioria calvinista). Havia uma colônia francesa em uma ilha na Baía de Guanabara. A convite do militar  Nicolau Villegagnon, João Calvino enviou 14 membros de sua Igreja para o Brasil, a fim de se instalarem em uma ilha na Baía de Guanabara. A instalação dos Huguenotes tinham dois objetivos distintos: 1) Conseguir refúgio no Brasil, já que naquela época havia uma guerra armada entre Católicos x Evangélicos; 2) Evangelização dos nativos.

O grupo enviado por João Calvino ao Brasil desembarcou no Rio de Janeiro no dia 10 de março de 1557. Foi neste mesmo dia que houve o primeiro culto evangélico no Brasil. A primeira Santa Ceia em solo brasileiro foi realizada pelo mesmo grupo, mas no dia 21 de Março de 1557. Os problemas começaram justamente por causa da Santa Ceia. O próprio Nicolau Villegagnon começou então a questionar a forma litúrgica da Santa Ceia realizada pelos evangélicos e, como não teve como debater os argumentos dos Huguenotes, muito provavelmente usou sua influência militar para expulsar os cristãos franceses, em Outubro de 1557. Depois desse evento, os Huguenotes decidiram voltar para a Europa, mas cinco decidiram continuar no Brasil, por medo de naufrágio do navio que o levariam de volta à França. Foi justamente esses cinco que seriam mortos na armadilha armada pelo próprio Nicolau Villegagnon.

Primeiros Mártires do Brasil

Nicolau Villegagnon aproveitou que os franceses que ficaram não tinham casa ou condições de se defender, então os acusou de serem traidores e espiões as autoridades, usando novamente sua influência militar. Esses cinco cristãos foram imediatamente presos, recebendo um questionário sobre pontos teológicos a responderem (pontos de acordo com a Fé Católica, diga-se de passagem). Esse questionário ficou conhecido como A Confissão de Fé da Guanabara. Eles deveriam responder o questionário em poucas horas. Dos cinco que ficaram, todos foram acusados de Heresia. Os três primeiros foram mortos no dia 9 de Fevereiro de 1558. Um dos cristãos franceses tinha conseguido fugir (Tiago Leballeur), mas foi preso na Bahia e condenado a morte no Rio de Janeiro. 

Os três primeiros mártires cristãos no Brasil foram Jean de Bourdel, Pierre Bourdon e Matthieu Verneuil. Inicialmente seriam quatro  mortos nesse dia, pois André la Fon foi instruído pelos índios a abandonar suas próprias convicções para evitar ser morto. Assim sendo, ele pediu clemência, aderiu as crenças do catolicismo, e foi salvo da execução naquele dia. Segundo informações, a execução de Jean de Bourdel, Pierre Bourdon e Matthieu Verneuil foi por estrangulamento (muito provavelmente por uma corda) com os corpos sendo jogados no mar depois do ato. Jean de Bourdel foi morto primeiro. Vendo isso,  Matthieu Verneuil perguntou para o próprio Nicolau Villegagnon qual motivo a execução, pedindo onde estão os seus acusadores.  Nicolau Villegagnon alegou que eles eram uma ameaça, confirmando a execução por puro fanatismo religioso próprio (não havia ordens da Igreja Católica de matá-los). Antes de morrer  Matthieu Verneuil orou da seguinte forma:

“Oh Deus eterno, visto que pela causa de teu filho Jesus Cristo hoje morremos; visto que pela defensa da tua santa Palavra e doutrina nos conduzem á morte: lembra-te dos teus servos e assiste -os, toma em tuas mãos esta causa, afim de que nem Satanás nem os poderes do mundo alcancem vitória sobre nós.”


Curtam a nossa página no Facebook para acompanhar nossas células ao vivo.
Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página