A História da Igreja de Cristo #18 - Os dois maiores estudiosos da Bíblia de todos os tempos

10:33

Foto: Pixabay
A partir do IV século já tínhamos a disposição a mesma Bíblia que temos acesso nos dias atuais. Assim sendo, com a “Bíblia pronta”, era natural que pessoas cumpririam a ordem de Jesus Cristo (João 5.39).  Duas pessoas se destacaram nesta época: o Bispo Agostinho (conhecido na Igreja Católica como Santo Agostinho) e Jerônimo. Apesar de ser ambos personagens da Igreja Católica, ambos foram de vital importância ao Cristianismo. Veremos o porque.

Detalhe: ambos morreram no começo do Século V: Bispo Agostinho morreu em 430 d.C, e Jerônimo em 419 ou 420 d.C.

Falsas Interpretações e Falsas Doutrinas

Conforme falamos na Lição 16, as falsas doutrinas que manchariam a Igreja Católica vieram gradualmente. Porém, isso não quer dizer que não vinham heresias sobre o povo (1 Coríntios 11.19). Conforme a Bíblia, praticamente pronta e divulgada a partir do Século IV, era notório que falsas interpretações acontecessem.

Teologia de Pelágio: havia uma doutrina (ela não era a única), que dizia que o Pecado de Adão (conforme conhecemos como Pecado Original, conforme visto na Lição 1) não condenava a raça humana a perdição, e sim apenas Adão. Assim sendo, não havia a necessidade de salvação pela Graça, e o homem poderia ser salvo pela Lei também. Um grande erro, pois NINGUÉM é salvo pela Lei (Gálatas 3.11).

Deus começou então a enviar homens que pudessem, com conhecimento e inteligência (Jeremias 3.15) para ensinar o povo a cerca da verdade. Mesmo assim, a Igreja começou a ser contaminada com o veneno de Satanás. Haviam sim heresias e falsas doutrinas, mas muitas acabaram sendo aceitas, enquanto outras (como a Teologia de Pelágio) não foram aceitas de forma alguma naquele momento.

Bispo Agostinho e Jerônimo

Bispo Agostinho e Jerônimo são conhecidos como os MAIORES ESTUDIOSOS da Bíblia de todos os tempos. Ambos deram grande colaboração ao Cristianismo. 

    • Agostinho → foi reconhecido como Santo pela Igreja Católica. Foi reconhecido como “Doutor da Igreja”. Era Bispo em Hipona, e grande estudioso. Estima-se que o mesmo escreveu mais de 100 obras (tem fonte que diz que ele escreveu 113 obras). Agostinho foi um dos primeiros estudiosos a falar mais abertamente sobre a Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), informação que já era conhecida mas que ainda era passível de muitas dúvidas sobre o tema.

    • Jerônimo → tradutor da Bíblia que ficaria conhecida como VULGATA (ver abaixo), e também reconhecido como Santo pela Igreja Católica. Além disso, foi ele também que acabou, sem querer, criando o nome Lúcifer, além de ter escritos outros livros. É reconhecido como o MAIOR ESTUDIOSO da Bíblia de TODOS OS TEMPOS!

A Vulgata: A Bíblia de Jerônimo

Na aula passada (lição 17), aprendemos o que foi a Septuaginta. Nesta época, a maioria dos cristãos utilizavam a versão da Septuaginta (que é em Grego). Porém, na época de Jerônimo o latim já era (se não a principal) uma das principais línguas em Roma (Império Romano) e as Bíblias que existiam em latim não eram tão boas. Assim sendo, Jerônimo foi outorgado a produzir uma nova tradução da Bíblia, do zero. Esta Bíblia foi chamada de VULGATA (que quer dizer Popular). Em parte da tradução, Jerônimo chegou até mesmo a consultar a HEXAPLA de Orígines (Lição 17).

Livros Apócrifos

Durante a tradução da SEPTUAGINTA para a versão VULGATA, Jerônimo acabou traduzindo os livros que não foram aceitos pela versão grega da Bíblia. Assim sendo, a tradução de Jerônimo aconteceu antes do Concílio de Cártago. Esses livros utilizados na Bíblia Católica não eram aceitos pelo próprio Jerônimo, que eram absurdos na visão dele. Assim sendo, o mesmo escreveu introduções nesses livros, chamando os mesmos de Apócrifos.

Com o tempo, as edições da SEPTUAGINTA acabaram vindo já sem o “aviso” de Jerônimo, nas suas introduções que apontavam aqueles livros como Apócrifos. Na época da Reforma, a canonicidade desses livros apócrifos voltaram a ser tema de discussão.

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página