A História da Igreja de Cristo #16 - A Criação da Igreja Católica

10:30

Foto: Pixabay
Depois que Constantino se converteu ao Cristianismo, a Igreja acabou de certa forma se unindo ao Império Romano, o mesmo que aproximadamente 300 anos antes crucificou na cruz o Senhor Jesus! 

Não sabemos exatamente qual data iniciou a fundação da Igreja Católica, também chamada de Igreja Católica Apostólica Romana, porque os próprios católicos acreditam que a sua congregação foi criada no mesmo dia do nascimento do Cristianismo. Mas temos que compreender que há diversas diferenças entre a Igreja Primitiva (dos Apóstolos) e da Igreja Católica – diferenças teológicas e doutrinárias! 

Bem, o fato que a Igreja Católica Apostólica (e Romana) nasceu bem depois da união do Império Romano com a Igreja, após a conversão de Constantino. 

A Igreja Católica na História Antiga 

A Igreja Católica foi fundada depois que o Imperador Constantino se converteu ao Cristianismo, isso é fato (apesar de não sabermos com precisão a data de sua criação). Além disso, durante a História (aprenderemos em nossos estudos), a Igreja Católica acabou envolvida em quatro eventos principais: 


CRUZADAS [] INQUISIÇÃO [] REFORMA PROTESTANTE [] CONTRA REFORMA 

CRUZADAS: movimentos para retirada de Muçulmanos de Jerusalém. Aqueles que fossem lutar contra os muçulmanos tinham a promessa de terem seus pecados perdoados! 

INQUISIÇÃO: tribunal que torturava e matava todos os suspeitos de praticarem bruxaria, ou outras práticas. Milhares foram mortos em nome de Deus acusados injustamente de terem pacto com diabo. 

REFORMA PROTESTANTE: um monge católico conhecido como Martinho Lutero desenvolve 95 teses contra a doutrina católica, que não seguia mais a Bíblia. Nesse evento, acabou nascendo uma nova igreja, que são as Igrejas Evangélicas! 

CONTRA REFORMA: foi a tentativa da Igreja Católica de fazer os Evangélicos da época voltarem para a Igreja, se tornando em uma novamente. 

Novas Práticas Dentro do Cristianismo 

Assim que Constantino foi eleito como “Bispo dos Bispos”, Satanás começou a macular o veneno dentro do seio da Igreja! 

Antes a Igreja era perseguida, mas era pura! Depois que a perseguição contra os servos de Cristo cessou, o veneno foi plantado pelo Inferno! O verdadeiro Cristianismo começou a ser apagado, aos poucos! Aprendemos a seguir algumas das doutrinas pagãs colocadas dentro dos seguidores da nova igreja. 

OBS: repare como o veneno foi vindo em pequenas doses!

ANO
PRÁTICA PAGÃ/SEM BASE BÍBLICA
370
Princípio da utilização dos altares e velas. Também, pela primeira vez, apareceu o uso de incenso e turíbulo, por causa da influência dos prosélitos vindos do paganismo.
394
Modificação do formato de culto, que acabou sendo repetitivo demais. Mais tarde, o culto acabou se transformando em Missa.
400
Paulino de Nola, ordena aos membros que se reze pelos mortos, e ensina o sinal da cruz
416
Crianças recém nascidas começam a ser batizadas.
503
Começa o registro de defensores de um lugar pós-morte onde as almas poderiam ser purgadas (purificadas).

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página