Porque Jesus não batizava Seus discípulos?!

11:01


O Batismo é algo importante na vida de um cristão. É o momento especial onde ele sepulta naquelas águas o velho homem. O próprio Senhor Jesus cumpriu esse mandamento (Mateus 2.13-17). A prática do Batismo começou com João Batista, estendendo-se pelos discípulos de Jesus e por todo cristianismo.

Mas... Você já parou para pensar que Jesus NUNCA batizou ninguém nas águas?! Como assim, não batizava? Vai me dizer que Jesus nunca batizou ninguém nas águas?! Iremos falar sobre isso neste post.

E o que diz João 3.22? (ver abaixo). Esse versículo é o mais utilizado para as pessoas que acreditam que o Senhor Jesus batizou com água os seus amados discípulos.

"Depois disto, foi Jesus com seus discípulos para a terra da Judéia; e estava ali com eles e batizava".

O versículo acima poderia confirmar sim que Jesus batizava, mas continuando com a própria leitura, vemos adiante (João 4.1-2) acabamos descobrindo que Jesus realmente não batizava, mas sim os seus amados discípulos:

"(Ainda mesmo que Jesus não batizava, mas os seus discípulos)"
Jesus afinal de contas: batizava ou não batizava? Eu creio que NÃO. O Batismo sim era atribuído ao Senhor Jesus, mas não era Ele quem fazia o Batismo. Repare no "MESMO" no versículo acima! Ele reforça que Jesus não era realmente quem batizava.

Mas porquê Jesus não batizava seus discípulos?!

A pergunta que não quer calar. Eu já vi em muitos sites e blogs e nenhum deles eu vi o que vou te responder agora, apesar da questão ser bem simples. Jesus não batizava porque Ele não batiza com água, mas com o Espírito Santo. Foi isso que João Batista dizia:

"E eu, em verdade, vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso que eu, cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo" (Mateus 2.11)

"E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo (João 1.33).

Entenderam? Jesus não batizava com água porque Ele mesmo não batiza com água, mas sim com o Espírito Santo e com fogo (veja mais sobre Batismo com o Espírito clicando aqui). O Batismo de João e dos demais servos de Jesus é batismo de arrependimento, ou seja, para as pessoas que se arrependem dos seus pecados, sepultando nas águas o velho homem. O Batismo com o Espírito, por outro lado, intensifica a sua relação (Comunhão) com o Espírito Santo. É algo espiritual, dado apenas pelo Senhor Jesus. O primeiro Batismo é o Homem para Deus; já o segundo, é Deus para o Homem. Conseguiram entender?!

Ué? Mas Efésios 4.5 não diz que existe um só Batismo? Sim, é fato isso. 

Eu entendo que  esse versículo se aplica ao "batismo de João", onde a pessoa se batiza uma única vez. Grande parte das igrejas evangélicas realizam esse batismo uma única vez aos seus membros, a não ser ao caso quando a pessoa que é batizada fora antes por aspersão (batismo por aspersão não é válido biblicamente).

Gostou?! Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 

Você também pode gostar

2 comentários

  1. Ja entendi que Jesus nao batizava os seus discipulos e ate ninguem, porque Ele o fazia pelo Espirito Santo para fortificar no crente na fe em Deus

    ResponderExcluir
  2. Porque o apóstolo Paulo não batizava?

    ResponderExcluir

Curta nossa Página