7 MOTIVOS para você NUNCA MAIS pagar o Dízimo

09:44

Se liberte da doutrina do Dízimo. Foto: Pixabay.
A prática do Dízimo consiste em você dar 10% do seu salário (ou dos seus ganhos) para Deus. Conforme ensinado por diversas congregações, se você não "devolver" parte do seu dinheiro para Deus, um demônio chamado Devorador vai até sua casa simplesmente para devorar seus bens. Esse suposto demônio é tão poderoso que, segundo nos ensinam, nem o nome de Jesus pode expulsá-lo. E como expulsamos ele?! Com dinheiro!!!! Mas será isso realmente verdade?!

NÃO! Isso nunca foi verdade! Isso talvez seria uma estratégia para que você contribua todo mês. Ao meu ver, a prática do Dízimo é o que sustenta toda essa roubalheira dentro dos templos evangélicos. A desculpa mais usada (além do "demônio Devorador") é que o dinheiro utilizado seria para ajudar os pobres e necessitados, mas MUITO POUCOS líderes utilizam o dinheiro do dízimo para isso.

Se você pagava ou ainda paga o Dízimo, aprenda neste artigo como você NÃO PRECISA e NUNCA PRECISOU fazer isso. Vamos lá?!

Os SETE MOTIVOS para você nunca mais pagar seu dízimo para a Igreja

1° MOTIVO: Deixar de dar o dízimo não faz você não roubar a Deus: o texto de Malaquias 3.8-9 fala sobre o homem "roubar a Deus" quando ele não dá dízimos e ofertas. Mas na verdade, que tanto esse texto quanto clássico texto de Malaquias 3.10 fazem parte de um mesmo texto. E esse texto não se destina para os cristãos, mas sim para os israelitas.

É como diz aquele ditado: "texto fora do contexto vira pretexto". Vamos lá então. No versículo 6 do mesmo texto de Malaquias 3 mostra para quem Deus está se referindo: aos filhos de Jacó! E quem são os filhos de Jacó?! São os israelitas, conforme já mostramos sobre isso na aula sobre os 12 Patriarcas. No versículo 9 tudo ainda fica mais claro, veja:

"Com maldição sois amaldiçoados, porque me roubais a mim, vós, toda a nação"

Significado de Nação: substantivo feminino

1. agrupamento político autônomo que ocupa território com limites definidos e cujos membros respeitam instituições compartidas (leis, constituição, governo).
2. p.met. território ocupado por esse agrupamento; país.

Fonte: Google.

No versículo 12 ainda faz uma comparação da nação de Israel (filhos de Jacó) com outras nações ao redor. Ou seja, isso era um mandamento para Israel, e não para os cristãos. Em nenhum momento da Bíblia os cristãos foram rotulados como nação. Por conta disso, o clássico texto de Malaquias em nada tem a ver conosco, que servimos à Cristo.

2° MOTIVO: Jesus nunca mandou você pagar dízimo: as únicas passagens sobre o dízimo no NT estão em Mateus 23:23, Lucas 11:42, Lucas 18:11-12 e Hebreus 7:4-6. Vejamos o significado delas:

Mateus 23.23, Lucas 11.42: Jesus fala do dízimo pago pelos escribas e fariseus (judeus).

Lucas 18.11-12: Jesus fala da prática comum de um fariseu (judeu), que consistia em jejuar duas vezes por semana, e dizimar.

Hebreus 7.4-6: é citado o PATRIARCA Abraão, que deu o dízimo dos despojos (resto). Agora para quem Abraão pagou o dízimo, foi para a Deus?! Deus não aceita restos!!! Abraão pagou o dízimo para ofertar ao Sacerdote Melquisedeque. Uma coisa importante no versículo em seguida é que é mostrado que apenas os filhos de Levi tem permissão de recolher os dízimos do povo (motivo 3).

Os judeus que faziam parte da Igreja primitiva davam os dízimos para a sinagoga (por serem judeus), mas NUNCA na Igreja primitiva. E isso durou até o ano 70 d.C somente. Para mais detalhes, acesse nosso estudo sobre a Igreja primitiva.

Significado de Despojo: substantivo masculino
1.ato ou efeito de despojar(-se); despojamento.
2.substantivo masculino plural tudo aquilo que sobra; restos, fragmentos.

Fonte: Google.

3° MOTIVO: Pastor nenhum ou líder tem poder para recolher dízimo do povo: o dízimo é uma prática judaica, da Lei. E Deus foi bastante claro a definir quem são os únicos que podem recolher os dízimos: os filhos de Levi (Números 18.21 e Números 18.24-26). Pastor ou Igreja evangélica alguma tem autoridade espiritual para recolher dízimos de ninguém. 

No texto de Hebreus 7.5 diz o seguinte:

"E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão"

Apenas os filhos de Levi tem autoridade para recolher dízimos. E repare no termo "seus irmãos", isso mostra que o dízimo recolhido é para uma nação, e não para todo mundo. Isso reforça como o dízimo é um mandamento apenas para os israelitas.


4° MOTIVO: a Igreja primitiva NUNCA deu dízimo: não há nenhum registro para que os Apóstolos pudessem recolher dízimos do cristãos. Os Apóstolos eram também judeus e sabiam que os únicos que poderiam recolher o dízimo eram os Levitas. Por serem seguidores da Lei judaica quanto do Cristianismo, lógico que eles não iriam ir contra as Escrituras.

Além do mais, conforme já falamos em nossos estudos, o dinheiro recolhido nas ofertas voluntárias eram distribuídas entre os irmãos.

5° MOTIVO: quando você ajuda os pobres, você dá uma oferta a Jesus: o próprio Senhor Jesus revelou, em Mateus 25.35-40. Quando você dar roupas, comida, faz alguma coisa de bem ao próximo, você está dando para Jesus. Os pregadores do dízimo insistem para que você seja sempre obrigado a dar dízimo para a Igreja, e nunca para eles.

6° MOTIVO: nenhum demônio vai atrás de você! A mentira do Devorador foi inventada para que você nunca deixe de contribuir. Dinheiro é algo criado pelo homem e não tem nada de espiritual. Nem Deus nem Satanás querem dinheiro de ninguém! Além do mais, a única instrução para ofertas na Igreja no NT foi para que cada um contribua SEGUNDO o que propôs no seu coraçao. Confira.

"Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria."_1 Coríntios 9.7

Quando você for ofertar na Igreja (ofertar, NÃO dizimar) você não pode estar doando dinheiro porque te obrigaram ou coisas assim. Repare no texto o trecho "não com tristeza ou por necessidade": em nenhum momento Deus obriga que as pessoas deem ofertas no altar. Se Ele não obriga ninguém a dar ofertas (algo que deve ser voluntário) porque razão o mesmo obrigaria alguém a dar dízimos?!

É muito simples isso: se você não quer dar oferta, não dê! Simples. Deus não precisa do dízimo ou oferta de ninguém para erguer uma Igreja. Afinal de contas, Ele é dono do ouro e da prata (Ageu 2.8).

7° MOTIVO: você entra em maldição se dizimar: eles ensinam a você que você será amaldiçoado se dar o dízimo, mas é justamente o contrário. Gálatas 3.10 diz o seguinte:

"Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas escritas no livro da lei, para fazê-las"

Sabe o que isso significa?! DÍZIMO é um preceito da LEI de Moisés (Números 18:24), embora Abraão tenha dizimado antes da Lei, no lugar do número dos sacerdotes, os quais se encontravam nos seus lombos (Hebreus 7:9-10) O Dízimo passou a ser um pacto (Deuteronômio 12:6-17), um contrato, entre Deus e os israelitas (Deuteronômio 14:22-28)

Todavia, nem os gentios, e nenhum representante da Igreja de Cristo estavam lá para ouvir este pacto, ficando assim, a Igreja atualmente, comprometida com o dízimo. Porém, como Jesus cumpriu toda a lei (Romanos 10.4), ao estabelecer uma Novo Testamento (Hebreus 8:13), nem mesmo o judeu tem qualquer compromisso com a observância do Dízimo, uma vez convertido a Cristo.


Espero que você tenha entendido. Nunca mais fique com medo cedendo a pressão de líderes ou pastores.

Conclusão: conforme dito aqui, você pode dar ofertas do valor que desejar. Mostre seu artigo para seu líder. Hoje em dia quase 10% aproximadamente das Igrejas já não cobram mais dízimos. Quem sabe seu líder entenda a verdade como a Bíblia ensina, e possa apenas aceitar ofertas voluntárias. 

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 
Também curta nossa página no Facebook.

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página