A História da Igreja de Cristo #38 - A Reforma Protestante

18:06


Depois de ver a corrupção em Roma com seus próprios olhos, Martinho Lutero voltou para Wittenberg (Alemanha), para dar continuidade aos seus estudos e serviço. Ali, formou-se em Teologia e, depois disso, passou a dar sermões para os fieis, sermões que chamaram, inclusive, a atenção da Igreja. Multidões se reuniam para ouvir seus sermões. Lutero estudava a fim de compreender a salvação humana (hoje conhecemos como Graça), se tornando monge porque tinha muito medo do Inferno, com a qual já falamos sobre isso neste estudo.


O comércio de Indulgências logo chegaria na Alemanha, com João Tetzel, um monge dominicano (classe de frades (padres) que fazem voto de pobreza e castidade, seguindo também algumas regras particulares, e vivem em conventos) que tinha sido designado pela Igreja como Grande Comissário de Indulgências na Alemanha, país de Lutero. A pregação e sistema de doutrina de Tetzel era bem parecida como as igrejas neopentecostais que vemos hoje, baseado na pedição de “dinheiro para obter o favor de Deus”, não importando a vida pessoal e espiritual dos fiéis. Além disso, o próprio João Tetzel também pregava, e muito a respeito do Purgatório, na tentativa de vender o máximo de Indulgências e “salvar almas do Inferno” com esse mecanismo. Pior de tudo que ele mesmo chegou ao cúmulo de afirmar que “salvou mais almas com as indulgências do que o Apóstolo Pedro com seus discursos”. Martinho Lutero, a partir disso, de ver algumas pregações de Tetzel, começou a pesquisar mais profundamente sobre o assunto nas Escrituras, de modo a combater esse modo errôneo de cristianismo. Muito provavelmente o resultado desse estudo seriam as 95 Teses, que falaremos no próximo parágrafo.

Sabendo da verdade (João 8.32), Martinho Lutero não apenas questionaria, mas confrontaria o próprio João Tetzel e todos que divulgavam a doutrina do mercado de Indulgências. No dia 31 de Outubro de 1517, ele publicou um documento que ficou conhecido como as 95 teses, que mostraram ao mundo que a venda de Indulgências não tinham respaldo bíblico, e também trazendo uma visão pública da Graça. Na próxima Lição, vamos falar sobre essas 95 Teses de Martinho Lutero.

TRECHO DO INÍCIO DA CARTA DAS 95 TESES

“Por amor à verdade e no empenho de elucidá-la, discutir-se-á o seguinte em Wittenberg, sob a presidência do reverendo padre Martinho Lutero, mestre de Artes e de Santa Teologia e professor catedrático desta última, naquela localidade. Por esta razão, ele solicita que os que não puderem estar presentes e debater conosco oralmente o façam por escrito, mesmo que ausentes. Em nome do nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.”

Fontes dizem que Martinho Lutero prendeu essas 95 Teses na parede do Castelo de Wittenberg, desafiando qualquer autoridade para um debate, pessoal, ou por escrito. Todas essas teses acabaram com todos os argumentos que a Igreja usava para “comercializar a fé”, alertando as pessoas. Foi a partir desse documento que realmente começou a Reforma Protestante, conhecida na História. Ao invés de tentar justificar o injustificável, a Igreja tomaria suas providências a cerca da doutrina (correta) de Martinho Lutero.

Antes de publicar as 95 Teses, em 1517, Martinho Lutero ainda conseguiu traduzir a Bíblia grega para o Alemão, em 1516, um ano antes de publicar as 95 Testes. E vale lembrar que ele fez isso como Padre, pois ainda não seria excomungado da Igreja, o que não demoraria a acontecer quando ele se tornar um problema para a Igreja Católica.

Lutero foi denunciado como Herege

Assim como no caso de João Huss, Lutero também foi denunciado por “Heresia”. Ele recebeu a informação que foi excomungado da Igreja por conta dos seus posicionamentos. Assim que recebeu a notícia, Lutero declarou publicamente que o Papa era o Anticristo, como João Huss e Jhon Wycliffe acreditavam. Lutero ainda foi muito audacioso, porque depois que recebeu o documento publicado pelo Papa de que ele não seria mais membro da Igreja, ele queimou esse documento em praça pública. Ao saber desse evento, a Igreja Católica decidiu matar Lutero.

Nas próximas Lições vamos estudar as 95 Teses de Martinho Lutero, bem como saber como seguiu o desfecho dessa História.

Curtam a nossa página no Facebook para acompanhar nossas células ao vivo.
Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página