A verdade sobre a Teologia da Prosperidade

19:03



Vamos entender de uma vez por todas como funciona a Teologia da Prosperidade, e entender se ela é válida ou não. A Teologia da Prosperidade é pregada principalmente em Igrejas NeoPentecostais, mas também tem grande aceitação em Igrejas Pentecostais. 

Basicamente ela se resume no poder de Deus de trazer provisões para o povo, de modo a mudar a qualidade de vida de um cristão. Para isso, necessariamente é necessário dar mensalmente o dízimo, além de pagar com ofertas de alto valor para certos ministérios. No segundo caso, a desculpa é para pagar programas de TV evangélicos e ajudar obra com crianças carentes. Vamos entender todos esse pontos.

Primeiro, o que é Semear?!

Não sei já falei isso aqui no blog, mas se falei voltarei a repetir. Segundo os teólogos e adeptos da Teologia da Prosperidade, Semear indica claramente dar dinheiro para Igreja. Isso é baseado na Parábola do Semeador (Mateus 13.1-9). A semente, no caso, seria o dinheiro para sustentar toda a igreja, incluindo líderes. Um dos versículos mais utilizados para obrigar as pessoas a darem mais dinheiro para a Igreja está em 2 Corintios 9.6.

"E digo isto que: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância também ceifará"

Na visão dos adeptos dessa teoria, se você dar muito dinheiro para a Igreja (eles te ensinam que semear é dar dinheiro), você ganhará muito de Deus. E isso é verdade?! Claro que não!!! Semear não tem nada a ver com dinheiro, e nós vamos lhe explicar. Jesus explicou sobre Semear e Ceifar em João 4.31-38. E o entendimento é muito simples:

SEMEAR: é anunciar a Jesus Cristo para uma pessoa. Quando você prega Jesus para alguém e ela não aceita a Ele como Salvador, a sua mensagem se torna uma semente. Ou seja, você semeou para ela.

CEIFAR: é quando uma pessoa, através de uma pregação, aceitou a Jesus.

Então, no versículo acima é bem claro: aquele que pouco semeia (pouco anuncia Jesus) pouco também ceifará (ganhará poucas almas); mas aquele que semeia em abundância (muito anuncia Jesus), ceifará em abundância (ganhará muitas almas). Repare o que Jesus fala no versículo 38. 

"Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho"

O que quer dizer o versículo lido acima?! O que Jesus quer dizer é que, quando você ganhar almas (ceifar), aquela pessoa foi semeada por diversas pessoas antes. No versículo 36 Jesus revela que tanto quem ganhou para Jesus (ceifou) quanto pregou (semeou), ganhará galardão.

A Teologia da Prosperidade é uma MENTIRA

Sobre o argumento de dar dízimo e dinheiro para Igreja porque Deus tem obrigação de abençoar, é mentirosa. Mais do que abençoar financeiramente a vida de alguém, Jesus quer ter Comunhão com seus filhos e criaturas. Em nenhum momento Jesus ensinou que dar dinheiro para uma instituição que diz que representa o Seu nome tem poder de fazer Deus abrir as janelas dos céus.

Deus só prospera quem deu o dízimo ou dinheiro para Igreja?! É mesmo?! Vamos alguns exemplos práticos então de como a Teologia da Prosperidade é algo inventado apenas para ganhar seu dinheiro.

  • José Governador do Egito (Gênesis 37 à 47): José foi abandonado por seus irmãos, virou escravo, acabou depois ficando muitos anos na prisão (não tinha renda), e não deu nenhum centavo para líder religioso e foi o segundo homem mais poderoso do mundo.
  • Jó (livro de Jó): já era rico, mas acabou perdendo todos os seus bens. Não deu dinheiro para líder religioso algum e se tornou muito mais próspero quanto antes.
Aí eu te pergunto: se Deus prosperou José e Jó sem eles darem dízimo ou um único centavo em campanhas mirabolantes, porque você precisará fazer isso?! Espero que esse artigo tinha sido de suma importância para você entender sobre essa questão.

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página