A História da Igreja de Cristo #46 - Um novo modelo de ensino da Igreja

14:51



O apóstolo Pedro escreveu em (2 Pedro 3.18) que devemos crescer na GRAÇA e no CONHECIMENTO. Ou seja, devemos crescer no conhecimento pessoal de Deus (Graça) como no conhecimento (de Bíblia). A Bíblia não é a Palavra de Deus (a Palavra é Jesus – Apocalipse 19.13, 1 João 5.7), porém, isso não significa que não devemos estudá-la. Aliás, os próprios Quakers falavam que a Bíblia é um testemunho de Jesus.

O conhecimento de Bíblia por si não traz o conhecimento (pessoal) de Deus. Mas o conhecimento pessoal de Deus lhe traz o conhecimento de Bíblia, através do Espírito Santo (João 14.26, 1 João 2.27). E como conseguimos o conhecimento pessoal de Deus?! Orando (1 Tessalonicenses 5.17). Mas ainda que tenhamos o conhecimento e a unção (ou seja, tivéssemos crescendo na Graça e no Conhecimento), precisamos ter AMOR (1 Coríntios 13.2). Tudo isso Jhon Wesley entendia: devemos buscar o conhecimento, buscar experiências com o Espírito, mas precisamos ter AMOR pelo próximo, da mesma forma que Cristo nos ensinou.

Jhon Wesley tinha a presença do Espírito, que ele adquiriu durante uma pregação do Clube Santo, ao ouvir uma pregação sobre uma carta de Martinho Lutero. Aquela experiência mudou a vida dele, e é conhecida como Coração Aquecido. Mesmo assim, mesmo com a presença de Deus (em cultos que tinham até 20 mil pessoas), Wesley e membros do grupo santo (conhecido pelas outras pessoas como Metodistas) procuravam ajudar o próximo, bem como visitar os presidiários durante a Revolução Industrial (Mateus 25.35-40).

ALGUMAS FRASES DE JHON WESLEY

    • Cuidado para não ser tragado pelos livros! Um grama de amor vale mais que um quilo de conhecimento.
    • Faça todo o bem que puder, Por todos os meios que puder, De todas as maneiras que você pode, Em todos os lugares que você puder, Em todas as vezes que você puder, Para todas as pessoas que você puder, Enquanto você pode sempre
    • Embora não possamos pensar do mesmo modo, não podemos amar de maneira igual? Não podemos ter um só coração, ainda que não tenhamos uma opinião só?


Jhon Wesley criou a Escola Moderna que conhecemos...

Com Martinho Lutero, as pessoas poderiam estudar por si mesmos a Bíblia. A Igreja Católica, através da Contra Reforma criou o Catecismo para poder ensinar seus neófitos. Porém, Jhon Wesley deu um passo maior.

Em 1748,  ele fundou uma das primeiras (se não for a primeira, creio eu) escola para crianças, a Kingswood School, que existe até hoje na Inglaterra. Na História haviam escolas para crianças (como o Império Romano fazia isso), mas creio que a educação que conhecemos hoje, derivou-se do modelo que veio com a escola que Jhon Wesley fundou. Talvez o estímulo para criação da  Kingswood School: do sistema universitário (da qual Jhon Wesley fazia parte), bem como a criação da E.B.D, por um membro da Igreja Anglicana, da qual Jhon Wesley fez parte.

A criação da Escola Bíblia Dominical (E.B.D)

Não foi Jhon Wesley, porém, que criou a E.B.D!

Ele muito provavelmente deve ter se inspirado na própria Igreja Anglicana, da qual fazia parte antes de criar a Igreja Metodista. O autor da E.B.D foi de um jornalista chamado Robert Raikes. De acordo com o Wikipédia, a ideia nasceu quando o autor (que é inglês) viu que crianças estavam desocupadas nas manhãs de Domingo, passando o tempo brincando, brigando e aprendendo toda espécie de vícios. Para tirar essas crianças do mundo do crime, ele então criou essas escolas bíblicas. Na época, os estudos realizados duravam de 10h da manhã, até as 2h da tarde, e não ficavam apenas na Bíblia, mas ensinamentos fundamentais, como matemática, inglês e história.

Por ser jornalista, Robert Raikes divulgou seu projeto de alfabetização em seu jornal, em 1783. Quase um ano depois (1784), o mesmo já contava com mais de 200 mil alunos. O projeto da EBD acabou sendo um sucesso, retirando muitas crianças da criminalidade. O sucesso do projeto idealizado pelo jornalista inglês então tomou outros ares: ele acabou se associando por um comerciante bem sucedido, que ajudou a expandir ainda mais seu projeto.

Curtam a nossa página no Facebook para acompanhar nossas células ao vivo.
Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página