A História da Igreja de Cristo #43 - Luteranos, Calvinistas e Anabatistas

18:33


Com o Protestatio em vigor, finalmente a Igreja Protestante nasceu, trazendo uma doutrina baseada agora na Bíblia, e não Concílios de homens. Por diversas partes da Europa surgiram Reformadores que partilhavam dessa nova fé. Porém, em nossos estudos não vamos abordar com mais detalhes a história desses Reformadores.



A base primordial do Protestantismo de Lutero (Luterano ou Luteranismo)

A Teologia de Lutero, que deu origem a teologia protestante, vem dos chamados “Cinco Solas”. São cinco frases em latim, conhecidas como:

    • SOLA FIDE (Somente a Fé): Isso significa que o Homem é justificado pela fé, e não pelas obras humanas. 
    • SOLA SCRIPTURA (Somente a Escritura): A Bíblia é a base e autoridade legal da nossa fé.
    • SOLUS CHRISTUS (Somente Cristo): Jesus Cristo é o único caminho que nos leva a Deus.
    • SOLA GRATIA (Somente a Graça): A Salvação vem apenas pela Graça.
   • SOLI DEO GLORIA (Somente a Deus a Glória): O Homem foi criado apenas para adorar a Deus. A Glória só pertence a Deus (Isaías 42.8)
     
A Igreja dos Huguenotes

Huguenotes foram apelidados os cristãos protestantes da França pelos Católicos (Huguenote vem de . Através de um documento chamado Confissão de Fé (escrito por João Calvino e outras pessoas), a Igreja Nacional Protestante da França foi criada. Vale lembrar que embora a maioria seguisse o maldito Calvinismo, nem todos os membros eram adeptos de sua doutrina.

Os Huguenotes também formavam um grupo político poderoso na França, mas foram duramente perseguidos pelos Católicos. Aliás, os Huguenotes foram DURAMENTE mortos pelos Católicos. Segundo a História, na madrugada de 24 de Agosto de 1572 estava marcando um casamento real que, a princípio, serviria para encerrar o conflito entre Huguenotes e os Católicos. Porém, os cristãos protestantes foram atraídos para uma armadilha. Aliás, foram brutalmente mortos pelos Católicos: cerca de 3 à 10 mil Huguenotes! O evento foi marcado na história da França como A Noite de São Bartolomeu ou como Massacre de São Bartolomeu.

Ao que tudo indica, a ordem para matar os Huguenotes veio de Catarina de Médici, Rainha da França. Catarina, que era Católica, temia o crescimento dos Huguenotes, e por isso, deu a ordem. Foi pelo Massacre de São Bartolomeu inclusive, que o mês de Agosto é considerado o mês dos maus agouros. Segundo fontes, Catarina ficou sabendo que os Católicos falharam em tentar matar um figurão dos Huguenotes e temeu retaliação. Por isso, o ato.

Calvinistas

Creio (o autor desse estudo) que o Calvinismo é uma doutrina do diabo. Na Europa, enquanto muitos tinham como base a Teologia de Lutero, outros acreditavam mais no Calvinismo, doutrina de João Calvino. Basicamente, o Calvinismo se divide em 5 tópicos:

1. Depravação total: O Homem nasceu com a herança de Adão e Eva (Pecado Original). Não pode ser salvo. Só vai ser salvo se Deus assim o quiser. Nada mais disso.
2. Eleição Incondicional: Deus (apenas Deus) escolhe quem será salvo ou não. A "elite dos humanos" já foi determinada por Deus, que já escolheu almas para herdar o Reino dEle e outras para a condenação eterna, sem defesa.
3. Expiação Limitada: Jesus não morreu na Cruz por todos, mas apenas para salvar a "elite dos humanos" (os que serão salvos).
4. Graça Irresistível: Ninguém pode negar o seu chamado com Deus.
5. Perseverança dos Santos: Uma vez salvo, salvo para a sempre.

Luteranos, Calvinistas e Anabatistas

Além dos Protestantes Luteranos e Calvinistas, surgiram também o grupo dos Anabatistas. Basicamente, os Anabatistas eram Luteranos, mas não acreditavam que a doutrina de Lutero pudesse ir muito longe, já que o mesmo mantinha o Batismo de Crianças. Assim, todos que foram batizados crianças pela Igreja Católica (ou pelos Luteranos) eram batizados NOVAMENTE como adultos. A palavra “anabatista” não vem de Ana, mas sim é uma palavra grega que quer dizer “rebatizador”.

Assim sendo, a Igreja agora tinha um outro problema: doutrinas e mais doutrinas, incontáveis doutrinas...

Curtam a nossa página no Facebook para acompanhar nossas células ao vivo.
Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página