A História da Igreja de Cristo #44 - A Contra Reforma

09:47


Com o Protestatio assegurando que não haveria punições para quem divulgasse doutrina semelhante de Lutero, diversas igrejas protestantes foram surgindo, como os Calvinistas, Luteranos e Anabatistas. A Igreja Católica então estava perdendo força, e algo deveria ser feito. Enquanto a Igreja preocupou-se apenas em ocultar o conhecimento bíblico para os seus fiéis, as igrejas protestantes divulgavam a Bíblia. Nesse sentido, nasceu a Contra Reforma.

A Contra Reforma foi um conjunto de medidas adotadas pela Igreja Católica para captar fiéis que saíram ou foram de certa forma seduzidos pela doutrina Protestante. A primeira medida foi a criação da chamada Companhia de Jesus, criada em 1534 por Inácio de Loyola. Seus membros foram chamados de Jesuítas, a atuavam como Missionários e também professores da Doutrina Católica. Eles tinham um símbolo próprio, em formato de Sol, com as letras IHS. A propósito, a sigla IHS é uma sigla em latim Iesus Hominum Salvator, que significa “Jesus Salvador dos Homens”. Há um livro chamado Instruções Secretas dos Jesuítas, que aponta que a sociedade dos Jesuítas era na verdade uma seita.



E como a Igreja Católica se organizou para construir a Contra Reforma?!

Entre os anos de 1546 e 1563 foi realizado na Itália o chamado Concílio de Trento, que serviu como base para redefinir a doutrina católica. Uma das primeiras medidas discutidas nesse concílio foi a proibição de venda de Indulgências, entre outras medidas que falaremos logo abaixo.

Retorno do Tribunal do Santo Ofício → Também conhecido como “Tribunal da Santa Inquisição”, pessoas foram mortas e torturadas por conta da sua fé ser contrária a fé trazida pela Igreja Católica, mas em alguns poucos lugares da Europa, diga-se de passagem.

A Criação do Index Librorum Prohibitorum  (1559) → Além dos Jesuítas, criados em 1534, a Igreja Católica criou o Index Librorum Prohibitorum (Índice dos Livros Proibidos), em 1559, que era uma lista de livros considerados pela Igreja Católica como "heréticos". A intenção era proibir os católicos e demais pessoas de terem acesso aos escritos protestantes, de modo evitar o avanço da nova fé.

A Criação do Catecismo (1560) → O Catecismo que vocês conhecem hoje nasceu graças a Contra Reforma. Antigamente, ele era feito de pai para filho, com as noções que o mesmo tinha da sua própria fé. Agora, professores (Jesuítas ou outros sacerdotes católicos) poderiam ensinar sua fé para crianças e demais pessoas.

Guerras e Perseguições durante toda Europa

Houve realmente um banho de sangue entre os anos de 1545 à 1648, graças a guerras de Católicos x Protestantes. Uma delas já revelamos na aula passada, sobre o Massacre de São Bartolomeu. De fato, as guerras só acabaram quando houve o Tratado de paz de Vestfália. Antes disso, entre o período de 1618 à 1648, houve uma guerra na Europa conhecida como Guerra dos Trinta Anos, uma guerra causada por diversos motivos: religiosos, culturais, comerciais e territoriais. A trégua chegou quando uma conferência de paz foi iniciada com mais de 100 unidades políticas envolvidas na guerra em uma região da Alemanha conhecida como Vestfália, por isso o nome desse tratado ser Vestfália. Uma das definições estabelecidas nesse tratado era que a Religião oficial de um local era determinada pela religião de seu Governador.

Movimento Quaker

Nesse meio tempo surgiu na Inglaterra o movimento Quaker, criado em 1652. O criador do Movimento Quaker foi George Fox. Devido a perseguições sofridas na Inglaterra, os Quakers então se mudaram para os EUA, em 1681, e lá disseminaram sua doutrina. A Palavra “Quaker” significa “Quacre” e seu movimento era conhecido como Sociedade dos Amigos.

Os Quakers não creem em Hierarquia. Todos são iguais e sua doutrina busca na manifestação divina pessoalmente, e não por padres ou bispos da Igreja. Além disso, em seus cultos todos ficam em silêncio em momentos para aguardar uma mensagem divina. Aquele que recebeu, divulga a mensagem aos demais. Além disso, todos podem entrar nos seus cultos. Os Quakers também são conhecidos pelas suas causas humanitárias: foram contra a escravidão, maus tratos contra prisioneiros e contra mulheres. Eles também fundaram o Greenpeace entre outras organizações. Além disso, os Quakers também enxergam Jesus como a Palavra de Deus, sendo a Bíblia o testemunho da Palavra Verdadeira, ou seja, Jesus Cristo. Os Quakers também não usam armas, e são defensores do Pacifismo. Seus cultos são parecidos como cultos protestantes comuns, com a diferença que podem receber profecia de Deus, aí todos ficam em silêncio e aquele que recebeu a mensagem divina pode compartilhar com outros.

Curtam a nossa página no Facebook para acompanhar nossas células ao vivo.
Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página