RPG é coisa do Diabo?!

15:42

Foto: Pixabay
Aqui no blog já escrevi um artigo chamado Rock é do Diabo?! Agora, quero falar um pouco sobre RPG. Afinal de contas, um cristão pode jogar RPG?! E afinal de contas, o que seria o RPG?! Tenho certeza que suas dúvidas acabarão aqui.

O RPG faz parte da cultura Geek, que é formada por "nerds" ou não tão nerds assim (os "geeks"). A cultura Geek é formada de um grupo que engloba diversos outros assuntos: mangás/animes (desenhos e quadrinhos japoneses), jogos de tabuleiro (estilo war, outros), cinema, quadrinhos de supers (super-heróis como Batman, Homem-Aranha, etc), entre outros segmentos, como tecnologia. Graças a Internet e a atual mudança na mente das gerações, esse movimento ganha a cada dia diversos adeptos. O RPG é parte dessa cultura há gerações.

O que seria de fato o RPG?!

RPG é uma sigla para RolePlaying Game, que traduzido, seria algo como Jogo de Interpretação de Personagens. Este tipo de jogo foi criado em 1974 por Gary Gygax e Dave Arneson, dois universitários apaixonados por wargames. Na época, eles desenharam um wargame chamado Dungeons & Dragons, onde cada jogador controla UM personagem ao invés de um exército.

O jogo acabou fazendo um sucesso tão grande que os dois universitários criaram uma empresa chamada TSR, além de uma geração nova de jogos. Muitos outros títulos de RPG foram sendo lançados a partir dali, com jogos para todos os gostos: aventura medieval, cyberpunk, histórico, terror, etc.

Jogar RPG é como relembrar a infância: com regas! Lembra-se das brincadeiras de polícia e ladrão?! No RPG existem rolagens de dados que apontam se um personagem, controlado por cada jogador, pode conseguir executar uma ação ou não. Outro jogador é chamado de Mestre ou Narrador, que é uma espécie de juiz e contador de histórias. Basicamente no RPG é assim: o Mestre conta uma história (chamada de aventura), perguntando os jogadores o que eles vão fazer. De acordo com as declarações dos jogadores sobre cada personagem vai fazer, o Mestre/Narrador continua a história de acordo com suas decisões. Simples assim.

Existem dois segmentos no RPG: o de mesa, e o eletrônico (jogos de computador). Lembrando que o segundo surgiu do primeiro e, apesar de ter a sigla do primeiro, não tem muito a ver com o mesmo.

Mas porque as pessoas atribuem o RPG ao satanismo ou coisa do tipo?!

Dungeons & Dragons é baseado em fantasia medieval: neste cenário, jogadores assumem papeis de personagens com poderes e magias, enfrentando monstros. Alguns desses monstros são do tipo demônio. Nos anos 70, muitos evangélicos foram contra o D&D. Por conta disso, a empresa modificou algumas coisas, e alguns tipos de monstros (aqueles que os jogadores enfrentam para salvar os mundos de fantasia) foram chamados então de extraplanares.

Jogar RPG é como assistir um filme, mas com o jogador podendo decidir as ações de seu personagem favorito. Nestes mundos imaginários, seus personagens estão no papel de heróis, buscando salvar os mundos de incríveis ameaças!

Questionei o Daniel Mastral a cerca do livro Filho do Fogo - O Descortinar da Alta Magia, por citar no livro a reunião de um grande satanista da Irmandade que falava a cerca do RPG. No livro, o suposto grande satanista falava que RPG seria um jogo de computador e que estava vindo para o Brasil. Isto não é verdade. Pelas minhas contas, essa reunião acabou sendo realizada em 1988, e o primeiro RPG em português veio ao Brasil em 1991, com o GURPS. Até o momento que escrevi isso, Daniel Mastral não respondeu meu e-mail. Acho que o Mastral escreveu isso por influência de uma tal Rebeca Brown, que escreveu um suposto livro sobre a conversão de uma satanista da Irmandade.

Só gostaria de relatar que acredito no testemunho de Mastral, e até citei ele nas pessoas que eu admiro. Porém, por conhecer muito bem esse assunto, achei que essa lacuna criada no livro foi mais por inspiração de Rebeca Brown (além de falta de conhecimento no assunto). Além do mais, o livro é um romance, ou seja, nem tudo aconteceu realmente conforme descrito na publicação, apesar que eu acredito nela. Obviamente, não na parte que fala mal de RPG, né rs

O que eu acho sobre o RPG...

Atualmente eu não tenho jogado mais RPG, mas tenho muitos livros em casa sobre o assunto. Inclusive, já escrevi alguns no passado. Sobre elementos satânicos em livros, isso pode existir em qualquer mídia: cinema, videogames, igrejas, etc... Afinal de contas, o mundo já és do Maligno!

O povo evangélico é um povo deveras preconceituoso. É muito fácil "combater o satanismo" ao falar de um simples jogo como RPG, ou alguns jogos de videogames. Mas combater a Irmandade, o satanismo puro, ter coragem de enfrentar o Inferno pelas almas ou pelas pessoas que estão atreladas nestas seitas, elas ficam quietinhas...

Conheço cristãos que jogam RPG. Meus melhores amigos conheci por causa do RPG. É um jogo coletivo. Nas tardes que passamos aqui em casa (tenho saudades), nossas mesas eram baseadas com rolagens de dados e muitas risadas. De vez em quando tinha uma pipoca e algo pra comer. Momentos inesquecíveis. Passei a minha adolescência inteira jogando RPG.



O povo evangélico é um povo preconceituoso...

Eu já até sei o que vai acontecer: virão muitos aqui, e outros talvez em outros lugares, tentarem manchar o ministério me chamando de "endemoniado" ou coisa do tipo. Eu poderia dizer as vezes que sofri PRECONCEITO por gostar de RPG ou separar um post inteiro para falar disso, mas por enquanto não acho necessário.

Se você é cristão e gosta de RPG, que mal tem?! Agora uma coisa eu te digo: cristão de verdade não chama ninguém de "endemoniado". Cristão de verdade não aponta o dedo para ninguém. E mais: grande parte das pessoas cristãs que são "contra o RPG por ser satanismo" adoram ver novelas da Globo. No caso deles, o que você gosta é do diabo, o que eles gostam não.

Concluindo...

Amigos, eu poderia falar mais sobre este assunto, visto que conheço RPG desde 1999. Se você é cristão e gosta de RPG, só peço uma coisa: não abandone o Senhor Jesus Cristo. Procure Comunhão com Ele. Na Igreja está cheia de Lobos. Deixa os Lobos latirem. Não dê importância alguma para Fanáticos.

Se você tem alguma DÚVIDA, deixe nos comentários abaixo. Lembrando: nossa luta não são contra pessoas, mas sim contra Demônios. Fiquem na paz.

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 

Você também pode gostar

11 comentários

  1. então boa noite (o momento q estou escrevendo este comentario), minha duvida é bem sobre este tema, gosto de um jogo (world of warcraft) e varios amigos cristãos tbm jogam junto a mim, o problema em si é que a classe que eu gostaria de jogar no game seria o ''bruxo'' que possue esses elementos de rpg como invocar criaturas e demonios e etc, eu tenho um bom entendimento que rpg em si não é algo errado, mas tive esta duvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano, isso é um JOGO!!!!!!!!!!

      Se você não se sente bem jogando isso tudo bem, mas lembrando que RPG (de mesa ou eletrônico) você controla um PERSONAGEM (que NÃO É VOCÊ) em um mundo imaginário. Quaisquer dúvidas, tamo ai. Um forte abraço.

      Excluir
    2. obg por me responder, realmente eu lembro que enquanto fiz parte do minesterio de teatro da minha igreja eu cheguei a atuar fzd o papel do diabo, obg por tirar minha duvida, estou gostando muito do seu blog e divulgando tbm. um abraço

      Excluir
    3. Acompanha nossas células no Facebook AO VIVO, todas quintas feiras e segunda. Só curtir

      https://www.facebook.com/verdadenoespirito/

      Excluir
  2. Também sou Cristão e estou de banco do meu ministério, pois informei que não pararia de jogar, por que eu adoro nos meus tempos vagos. Entendo que preciso ter equilíbrio, mas me taxaram totalmente como errado por apenas estar jogando MMORPG. Entendo a importância da liderança, mas acredito que a revelação de parar ou não de jogar venha do Espirito Santo.

    Hoje eu me sinto melhor, pois deixei de mentir para meus lideres, mas a unica coisa que fico triste é que sempre ficam apertando a mesma tecla "Ainda não parou de jogar?" ou até mesmo utilizando minha esposa ou minha fila como motivos de: "Um dia elas cansaram de você" ou tipo: "Meu pai é um viciado e nunca me deu atenção".

    Sabe eu consigo ter comunhão com Deus e relacionar, mas fico triste apenas com isso, é como se eu estivesse cometendo um crime para a Igreja.

    Mas do demais, agradeço a chance de comentar aqui. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano, afaste-se desses caras! Nem todo mundo que diz Senhor, Senhor entrará no Reino dos Céus! Peça a direção do Espírito Santo para ficar num lugar onde tu não serás julgado. Esses caras gostam de apontar.

      Sei como tu pensas. Achava que a obediência a esses caras era obediência a Deus quando mais jovem, e fui muito prejudicado com isso. Se você não se sente confortável, procure um OUTRO LUGAR. Uma outra Igreja.

      Excluir
  3. Lúcido
    sou cristão, jogo RPG a anos.
    e já me envolve no passado com magia negra, porém nada por conta do RPG.
    De fato o mal pode estar presente em tudo, porém quanto a este caso
    e bom.encarar como um jogo apenas! E não deixar se influênciar por curiosidade e ou outro sobre os assuntos chamativos (Mee refiroo a magia e demais).
    No caso de não se controlar se nos desejos, lembrar que Paulo adimoesta para o auto controle e pedir ao Senhor para retirar tais desejos e dar auto controle.
    Abraços e ótimo conteúdo!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia irmãos. Recentemente comecei a acompanhar o RPG "O Segredo na Ilha, spin-off que se passa no universo de "Ordem Paranormal".

    Pelo nome, deu pra ver que o RPG se trata de assuntos paranormais. Inimigos como o " deus da morte" e o próprio diabo estão presentes durante a campanha.

    A versão spin-off (a que eu assisto) não tem esses personagens, apesar de se passar no mesmo universo.

    Dito isso, vocês acham correto assistir esse tipo de RPG? Eu estou pensando em parar de assistir, o que vocês acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Eu não conheço essa obra que você citou.

      Se você acha que deves parar de assistir... Eu não sei...

      Excluir

Curta nossa Página