CURSO BÁSICO DE EVANGELISMO: Lição 7. Ganhando Almas (Provérbios 11.30, 1 Coríntios 9.22)

11:10



 Primeiro, saibam que o DESEJO DE DEUS é que todas as Almas sejam salvas e conheçam a Deus (1 Timóteo 2.3-4). Assim sendo, nós que desempenhamos o papel de Filhos de Deus na Terra temos como MANDAMENTO pregar o Evangelho a TODOS (Marcos 16.15). O Senhor Deus não está preocupado com TAMANHO DE IGREJA (número de membresia), o que Deus quer é que todos sejam salvos, e além disso, conheçam a verdade (Oséias 6.3).

Levar alguém para a Igreja não quer dizer que aquela pessoa está salva. O processo de salvação é simples para o salvo, mas para nós, que temos a missão de levar a Palavra a toda criatura o negócio é mais sério. Precisamos conhecer Deus (através da pessoa do Espírito Santo), conhecer a verdade, buscar intimidade com o nosso Senhor e estar (principalmente) preparado para cuidar espiritualmente dos Filhos que Deus vai nos dar. Jesus curava enfermos e fazia milagres na Terra, mas também deixava as pessoas sentadas por horas admiradas, por causa da sua doutrina.
Quando sairmos para Evangelizar, poderemos ganhar almas para Jesus Cristo. Já aprendemos que uma alma ganha (através do Espírito) se torna um Filho da Fé nosso, um Discípulo. Fazer discípulos é um dos mandamentos do Senhor Jesus (Mateus 28.19)*. *Em algumas traduções, NÃO HÁ O TERMOS “fazer discípulos” neste texto.

ALMAS NO CÉU

Uma Alma Salva em Cristo (através do Espírito pelo Evangelismo, por exemplo) pode ser chamada de vários nomes: Remidos do Senhor (Salmos 107.2), Santos (Salmos 116.15), Eleitos e Fiéis (Apocalipse 17.14), Justo (Hebreus 10.38), entre outros nomes. TODAS as Almas que o Espírito nos dará está registrado nos Livros de Registros no Céu (já falamos sobre ele em nossos 4 Módulos). Nós não daremos conta pelas obras dos nossos filhos na fé, assim sendo, as almas ganhas (Romanos 14.12), mas temos sim a RESPONSABILIDADE de ensinar o Caminho da Verdade para elas (Jeremias 3.15, Oséias 4.6). No último dia, daremos conta de todo trabalho que fizemos para Deus, incluindo as almas que cuidamos (2 Corintios 5.10).

Veremos estas almas no Céu?! Sim! Uma pessoa que morre em Cristo é levada ao Terceiro Céu pelos Anjos. A Nova Jerusalém é a morada celestial que iremos morar depois do JUÍZO FINAL. Mesmo no Novo Céu e na Nova Terra, estaremos ao lado dos filhos na fé e dos parentes e pessoas próximas que amamos, além do próprio Cristo, do Senhor Deus, do Senhor Espírito Santo e demais animais e anjos que existem no Céu.

Como provar isso?! Já que muitas pessoas não acreditam dessa forma... Mateus 8.11 o Senhor Jesus diz que muitos se assentarão no REINO DOS CÉUS com Abraão, Isaque e Jacó. Mas porque Jesus citou Abraão, Isaque e Jacó, sabendo que o nosso pai na fé é Abraão?! R: Simples, porque Abraão é pai de Isaque e avô de Jacó. Isso não mudou nem mesmo lá no reino dos céus! Apesar de lá sermos como os anjos (Mateus 22.30) a nossa estrutura familiar continuará. Se a gente vai reconhecer Abraão, Isaque e Jacó (Avô, Pai e Neto) porque NÃO IREMOS reconhecer nossos próprios parentes?!

E se alguém que casou duas ou três vezes, de qual família ele fará parte?!
R: Mateus 22.31-33. Jesus foi bem claro em dizer que Deus não é deus dos mortos, mas sim Deus dos vivos. Isso quer dizer que a VIDA DA PESSOA continua como foi na Terra. Ali a pessoa reconhecerá suas esposas, mas como dito antes, não haverá qualquer tipo de relação matrimonial/sexual de Homem-Mulher, porque ali receberemos um NOVO CORPO (2 Coríntios 5.8).


Fazendo Festa no Céu (Lucas 15.7)

Imagine ser capaz de fazer festa num lugar como o Céu, com seres gloriosos como Anjos comemorando algo que aconteceu no seu Ministério na Terra?! Ganhar almas é isso. Ganhar almas é deixar Deus feliz. Vocês querem deixar Deus feliz?! Então vamos buscar Comunhão com Ele, para que Ele traga filhos e filhas para cuidarmos com inteligência e sabedoria. O Mandamento de ganhar almas e pregar o Evangelho NÃO É SÓ DO MISSIONÁRIO NÃO! É DE TODOS!

Tipos de Pessoas que possamos encontrar no Evangelismo

  • RELIGIOSOS: são cristãos de outras religiões cristãs, ou até mesmo Evangélicos. Não aceitam serem questionados e acham que a doutrina que eles acreditam sejam apenas a correta.
  • ANTI-CRISTÃOS: são pessoas que odeiam a Igreja, e não suportam cristãos.
  • MAGOADOS COM A IGREJA: desviados em grande número, que estão magoados pelo tratamento que receberam pelos falsos profetas, ou cristãos sem sabedoria.
  • OS QUE NUNCA SEGUIRAM JESUS: os que nunca foram Evangélicos ou de religião alguma.

ORAÇÃO DO PECADOR → é a confissão dos pecados (Provérbios 28.13), arrependimento (Atos 2.38) e do favor de Jesus (João 3.16, 2 Coríntios 5.21, Romanos 10.13). Quando uma pessoa aceitar o convite de aceitar a Cristo como Salvador dos pecados, você deve PRIMEIRO fazê-la confessar, para depois ORAR A DEUS pela nova vida que aceitou a Cristo.

EXEMPLO → “EU, [NOME DA PESSOA], ACEITO A CRISTO COMO SENHOR DA MINHA VIDA. PERDOA OS MEUS PECADOS E ESCREVA MEU NOME NO LIVRO DA VIDA”. Depois da confissão dela, ore a Deus pela nova alma.


A trajetória de uma alma recém-convertida está no Estudo Manual doCristão, que está gratuitamente no blog

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página