CURSO BÁSICO DE EVANGELISMO: Lição 3. Evangelho (Marcos 16.15)

11:14

Foto: Pixabay.


Iniciaremos esta aula explicando duas definições:

Evangelho: a palavra Evangelho vem do Grego EVANGELION, que pode significar “Boa Notícia”, “Boas Novas” ou “Boa Mensagem”. 

Evangelismo: a palavra Evangelismo vem do Grego EUANGELIZOMAI, que pode significar literalmente “Levar as Boas Novas” 

Os Anjos já tentaram pregar o Evangelho (1 Pedro 1.12-13), mas foram impedidos por Deus. Segundo o texto sagrado, só quem TEM O ESPÍRITO SANTO pode pregar o Evangelho. Assim sendo, precisamos de COMUNHÃO para pregar o Evangelho. Os Anjos não foram, em primeiro momento, permitidos a pregar o Evangelho. 

Evangelho: devemos PREGAR o mesmo evangelho dos apóstolos. Quem não prega o mesmo evangelho deles é considerado maldito (anátema) (Gálatas 1.8) E qual o melhor texto bíblico que resume o Evangelho dos Apóstolos? R: João 3.16

O Evangelho não é algo que veio apenas no nascimento de Jesus. Ele já existia desde a fundação do mundo (Mateus 25.34). Abraão foi a primeira pessoa que recebeu o Evangelho (Gálatas 3.7-9). Todos nós, que aceitamos a Jesus pelo Evangelho, também somos Filhos de Abraão. Por esta razão, quando alguns judeus se declararam filhos de Abraão, eles foram repreendidos por Cristo (João 8.39).

Mas por que Abraão?! A história da Bíblia é TODA baseada em Abraão. Existiram outros homens que serviam a Deus (como Jó, Enoque, Noé, etc) mas todos eles Deus só mostrou aquilo que eles fizeram de importância. Porém, a história de Abraão continuou, dando origem aos seus descendentes. Falamos isso com mais detalhes no Módulo 3 dos nosso estudos.

UM MUNDO REPLETO DE ALMAS PERDIDAS

Na aula passada falamos sobre o destino terrível de quem morreu sem aceitar a Jesus. O que mais tem em nosso mundo são almas perdidas e sedentas por Jesus. Por esta razão o Senhor revelou que a seara é grande, mas são poucos os trabalhadores (Lucas 10.2). O mundo pode acabar o que for, mas de ALMAS FAMINTAS POR DEUS esperando ser alcançadas pela sua vida através do Espírito NUNCA vai faltar!

CEIFAS E CEIFEIROS (João 4.37): as almas perdidas são vistas por Deus como um grande campo. Alguns semeiam enquanto outros ceifam. 

SEMEAR → anunciar Cristo para uma pessoa, mas ela não quis naquele momento aceitar Cristo como salvador. Mesmo assim, a semente fica. Jesus falou sobre isso na Parábola do Semeador. 

CEIFAR → quando uma alma (talvez antes já semeada) aceita a Jesus como Senhor e Salvador. Como já ensinamos, é o Espírito que coloca as pessoas na nossa vida (João 4.38). LEMBRANDO: só CEIFA quem SEMEIA primeiro (2 Coríntios 9.6). 

Mas se a pessoa não aceitar Jesus?! Não se chateie. A semente fica plantada. E não volta vazia. Isaías 55.10-11 diz que a que sai da boca de Deus não volta vazia; em 1 Pedro 1.25 diz que a Palavra de Deus permanece para sempre, esta é a palavra que foi entre nós EVANGELIZADA!

Evangelho é o Poder de Deus (Romanos 1.16-17)

O Evangelho visa trazer Cristo para as pessoas: não apenas danças, encenações teatrais, ou leitura de versículos bíblicos! O Evangelho dos Apóstolos é um Evangelho de PODER! Mateus 10.7-8, Marcos 16.15-18 mostram que o Evangelho é muito mais do que citar simples versículos bíblicos.

É preciso preparo: é o que chamamos de Semeando com Lágrimas (Salmos 126.5). É quando você busca Comunhão com Deus através da oração, do jejum e da adoração. Já falamos sobre isso no Módulo 2 de nossos estudos. Deus não dá o Espírito por medida (João 3.34) – recebemos o MESMO Espírito dos sinais dos Apóstolos. A diferença deles para nós é que eles BUSCAVAM crescer na Graça (unção), enquanto nós não.

Na próxima aula, começaremos a explorar sobre como trabalhar com Evangelismo, chegar nas pessoas, etc.

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 
Também curta nossa página no Facebook.

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página