CURSO BÁSICO DE EVANGELISMO: Lição 4. Regras Básicas de Evangelismo

11:17

Foto: Pixabay.

Já aprendemos que é pelo Espírito (que também é Deus e Jesus, 1 João 5.7) que ganhamos almas para Jesus Cristo. Mas isso não quer dizer que o Espírito deve fazer TODO TRABALHO sozinho! Trabalhamos junto com Ele. É através da nossa COMUNHÃO que as almas vêm. O Evangelismo é basicamente dividido em dois modos.

1) Quando saímos atrás das almas: iremos falar nesta lição.

2) Quando as almas vêm até nós, pelo Espírito: o Evangelho é o Poder de Deus. Tal poder (também conhecido como Unção ou Graça) divulga seu Ministério as pessoas. Pelos sinais de Jesus na Páscoa (João 2.23) Nicodemos, um dos mais famosos e respeitados mestre da Lei, veio falar com Ele (João 3.2). Há diversas passagens bíblicas de como pessoas procuram SERVOS DE DEUS quando estão com problemas, sejam financeiros ou físicos. As vezes, Deus permite uma enfermidade na vida de alguém para que ela conheça Deus, como foi no caso da esposa de Abraão.

O QUE MUITOS LÍDERES, PASTORES E OBREIROS NÃO ENTENDEM é que a Unção, o Poder, o Avivamento não vem por leitura de Bíblia, ou curso de Teologia! É preciso semear com Lágrimas: buscar o Espírito todos os dias, jejuar, santificar, subir monte, chamar a atenção de Deus e... principalmente RENUNCIAR! É quando você coloca Deus na FRENTE DE QUALQUER COISA. Ninguém aqui diz que você deve abandonar o mundo, nem mesmo Jesus quer isso (João 17.15). Mas quem consegue isso, chega mais longe na Comunhão!

Só para ter uma noção, segundo o Didaquê – Doutrina dos Apóstolos, os membros da Igreja Primitiva jejuavam 2 vezes por semana. Até mesmo quem passava pelo processo do Batismo, ele batizava um dia ou dois só para passar pelo Batismo (Didaquê 7.4). Os MEMBROS eram ordenados a jejuarem as Quartas e Sexta-feiras (Didaquê 8.1). Se eles, que eram MEMBROS, jejuavam duas vezes por semana, porque nós, muita vezes enchemos nosso ego por achar “Missionários”, “Pastores”, “Diáconos”, “Levitas” não façamos nem ao menos isso! Jesus disse que a árvore se reconhece pelos FRUTOS, e não pelo título (Mateus 7.16).


REGRAS BÁSICAS DE EVANGELISMO

PRIMEIRA COISA VOCÊ DEVE ENTENDER → 90% das pessoas que você abordar no Evangelismo NÃO vai querer saber de Jesus. Muitas vão dizer a você que vai dia “n” na Igreja, mas não vão! Algumas vão até fazer a Oração do Pecador, mas não vai dar nem as caras na Igreja depois. 

E quando saber que a pessoa vai realmente ser seu Filho na Fé?!: você só deve contar aquela pessoa como seu Filho na Fé quando ele IR NA IGREJA como combinado. Só o fato dele ir mostra realmente que ele tem o interesse, e entrou no que chamamos de “Primeiro Amor”. A partir daí, ele fica sobre a nossa responsabilidade.

IR DE DOIS EM DOIS (Lucas 10.2): não se prega o Evangelho sozinho, a não ser que o Espírito envie a pessoa até você! Porque Jesus decidiu assim?! A resposta está em Eclesiastes 4.10

EVITE ABRAÇAR, BEIJAR OU ENCOSTAR (A NÃO SER QUE SEJA REALMENTE NECESSÁRIO) → nós devemos ser amorosos com a pessoa, mas devemos evitar qualquer tipo de toque, a não ser que seja cumprimento. Em caso de abraço, APENAS se a pessoa pedir a você. OBS: eu já perdi almas que viriam na Igreja e tinham aceitado a Jesus por causa disso. 

NÃO INSISTA OU PERCA MUITO TEMPO COM ALGUÉM NO EVANGELISMO, A NÃO SER QUE SEJA REALMENTE NECESSÁRIO → Anuncie Jesus para as pessoas. Algumas terão muitas perguntas, responda poucas mas não estenda o assunto. Caso elas queiram saber mais, você DEVE dizer a ela ir pra Igreja para ela aprender mais. Isso é um Evangelismo, e NÃO um seminário. 

A Questão do Sacudir o Pó (Mateus 10.14)


QUANDO VOCÊ PREGA O EVANGELHO e a pessoa não quer, você pode ter a opção de “Sacudir o Pó”. Isso é algo bem grave, por esta razão recomendo para NÃO façam isso de maneira alguma. Quando você “sacode o pó”, você está dizendo no Mundo Espiritual que “fez sua parte”, e NUNCA mais você poderá pregar o Evangelho para aquela pessoa! É um sinal, uma marca, uma assinatura espiritual.

SE AQUELA PESSOA MORRER SEM JESUS, ela terá um Juízo PIOR DOS QUE OS MORADORES DE SODOMA E GOMORRA (Mateus 10.15), que eram duas cidades com a qual o Senhor Deus destruiu (Gênesis 19.24-28). As pessoas que “sacudirmos o pó” também daremos conta no DIA DO JUÍZO (Romanos 14.11-12).

Próxima aula iremos falar sobre Batalha Espiritual no Evangelismo...

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 
Também curta nossa página no Facebook.

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página