Décima Sexta Aula - Estudos - Dia 21 de Julho 2016

07:29

Estava um dia chuvoso. E a gente até tava sem mesa (o pastor usou a outra para a outra turma). Sentamos em cadeiras e continuamos com nossos estudos. Só o Vinicius e Adelino que faltaram a aula. Abaixo, deixo na íntegra o que foi ensinado a eles nos estudos.

20. A Graça (João 1.17)


Na lição passada, aprendemos o que seria a Lei de Moisés. Nesta, portanto, aprendemos o que seria a Graça.

A Lei de Moisés nos dias de hoje: ainda há pessoas que praticam a Lei de Moisés, e ela é praticada através do judaísmo. Os judeus aprendem com a Lei de Moisés e o livro Talmude, que é o livro básico dos judeus, complementando a Lei. Algumas seitas evangélicas também pregam a Lei de Moisés, mas não falaremos sobre elas em nossos estudos. Mas, vamos ao assunto da lição…

O quê é Graça?!
Resposta: é o FAVOR IMERECIDO que Jesus Cristo fez por nós, ao morrer pelos nossos pecados. Jesus viveu na Terra por 33 anos, e acabou morto como um criminoso, sendo crucificado pelo Império Romano.


O FAVOR IMERECIDO DE JESUS CRISTO

Como falamos na lição passada, é muito importante também conhecer a Lei de Moisés para que possamos ter maior entendimento da Bíblia. A maioria dos cristãos não conseguem responder duas simples perguntas sobre a morte de Jesus e a Graça. Perguntas que faço abaixo:

• Porque Jesus devia ser morto pelos nossos pecados?! Deus exigia sacrifício de sangue para expiação do pecado para o povo Israelita. Ler Levítico 17.11. Você pode frequentar nossos estudos, ou até mesmo procurar no Google para entender melhor como isso funciona.

• Porque Jesus devia morrer numa cruz?! Para se tornar Maldito perante a Deus em nosso lugar, conforme Deuteronômio 21.22-23. Por esta razão, Jesus não teve apenas que ser morto, mas ser crucificado; não apenas morrer pelos nossos pecados, mas antes também se tornar maldito pela Lei. Como já sabemos, Jesus cumpriu a Lei por nós, conforme visto em Romanos 5.19-21.

A Salvação antes vinha dos Judeus porque eles eram o povo de Deus, mas através do sangue de Jesus e do Seu Sacrifício, Ele transformou-nos em um ÚNICO POVO → Efésios 2.11-16.

Ou seja, como visto na Lição 16 (Abraão), aprendemos que somos filhos da fé de Abraão. E como conseguimos isso? Através do sangue de Jesus!!! É através do sangue de Cristo que nos tornamos parte da família de Deus, do Seu Corpo.

Por quê o Novo Testamento foi criado?!

O Novo Testamento é uma NOVA ALIANÇA entre Deus e o Homem. A Aliança antiga (Lei) acabou, e o PRÓPRIO DEUS disse para a gente não lembrar dela (Jeremias 3.15-16). Através do sangue de Cristo foi formado o Novo Testamento (Mateus 26.28). Somos um SÓ povo, com o mesmo mandamento.

Para melhor entendimento, fizemos um paralelo entre as duas Alianças 
(Vejam as diferenças)

VELHO TESTAMENTO
(Lei de Moisés)
NOVO TESTAMENTO
(Graça)
O povo não tinha acesso direto ao Senhor. Esse acesso estava
limitado aos Sacerdotes.
Êxodo 28
Todos nós temos acesso ao Senhor. Nós todos somos Sacerdotes
agora.
1 Pedro 2.9
Quando pecamos, tínhamos que sacrificar um animal referente
ao nosso pecado ou imundícia.
Levítico 4.35
Não precisamos mais sacrificar, porque o sangue derramado por
Jesus na cruz nos purifica de todo pecado. 1 João 1.7
O Espírito Santo ainda não estava na terra, mas vinha sobre alguns homens escolhidos por Deus.
*Não aplicável apenas a um versículo
Todo aquele que aceita a Jesus tem o Espírito Santo habitando
dentro do nosso templo (Lição 1).
1 Coríntios 3.16

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 
Também curta nossa página no Facebook.

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página