Décima Sétima Aula - Estudos - Dia 28 de Julho de 2016

08:06

Bem... mais uma aula do grupo...

Agradecemos a Deus por mais um membro, o Marcelinho, que agora estará fazendo parte da nossa família (veja fotos abaixo). Agradeço a Deus pelo crescimento do nosso grupo, que tem sido muito especial na minha vida, e no Ministério que Deus me deu.






21. Características da Bíblia

Durante do Módulo 3, vocês tiveram um básico sobre a Bíblia. Porém, antes de fechar esse módulo e passar para o Módulo 4 (Fim dos Tempos), gostaríamos de ensinar sobre algumas características da Bíblia.

Qual a diferença entre a Bíblia Evangélica e Bíblia Católica?!

A Bíblia Católica possui 7 livros a mais do que a nossa Bíblia. Esses livros são: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruque, e 1 e 2 Macabeus. Esses livros são considerados LIVROS APÓCRIFOS, que são livros que não acabaram entrando na Bíblia original. Existem outros livros Apócrifos além dos que estão na Bíblia Católica, como Apocalipse de Pedro, e muitos outros que estão disponíveis na internet.

IMPORTANTE – peço que NÃO leiam esses livros no momento. Só podem ler livros Apócrifos aqueles quem estiver com mais maturidade e conhecimento da Bíblia, apesar que muitos deles podem complementar muita informação. Os livros Apócrifos podem vir com informações que podem confundir a mente das pessoas, por isso não é recomendado a novos leitores de Bíblia.

O quê é Transliteração?!

A Bíblia foi escrita em três idiomas: HEBRAICO, ARAMAICO (Velho Testamento) e GREGO (Novo Testamento), ambas línguas muito difíceis de pronúncia. Os nomes dos personagens vistos na Bíblia não estão com nomes “originais” devido a transliteração. Por exemplo, o nome Jesus no original é YESHUA, mas que também pode ser traduzido como Josué. Na transliteração a Bíblia não consegue ser realmente 100% traduzida corretamente, porque existem palavras e termos existentes na língua original não aplicável a nossa língua. Por esta razão, muitos estudiosos, pastores, ministros e teólogos procuram aprender Hebraico e Grego para aprender a Bíblia mais profundamente.

Medidas Bíblicas com nomes estranhos


Ao ler a Bíblia, você vai encontrar medidas como côvados, him, gômer… Isso são medidas de altura, peso, profundidade, etc... usadas pelo povo de Israel. No momento, não irei fazer nenhuma lição especializada sobre isso (porque é um assunto mais avançado), mas quando você ler algo sobre isso, entenda que são medidas. As medidas bíblicas são encontradas em algumas Bíblias de Estudo, mas também podem ser encontradas em buscas no Google.

Como começar a ler a Bíblia?!

A Bíblia foi escrita pelo Espírito Santo. Aconselho primeiro que você tenha uma vida de oração e Comunhão com o Espírito para que, DEPOIS, comece a ler as Escrituras. Claro que existem casos isolados onde o contrário acontece: a pessoa vai conseguindo Comunhão lendo as Escrituras, mas são casos isolados. Ler a Bíblia é a obrigação de todo cristão e amigo do Espírito Santo.

PORQUE NÃO POSSO PARAR DE LER A BÍBLIA?! 

É IMPOSSÍVEL alguém conhecer a Bíblia toda, e é um livro tão fantástico que você SEMPRE vai aprendendo coisa nova, mesmo lendo várias vezes. Fora disso, como dito anteriormente, ainda tem a questão da Transliteração (originais bíblicos). Tanto eu (que escrevi isso aqui e desenvolvi com ajuda do Espírito as lições dos módulos) quanto o pastor Heraldo (nosso líder), mesmo lendo e estudando a Bíblia por tantos anos, a gente AINDA continua aprendendo e TEM MUITA COISA a aprender!

Qual o Primeiro passo?!

Comece pelo Evangelho de João. O Evangelho de João é fácil por duas razões: sua linguagem (que é mais fácil de entender), e também porque é o último dos quatro evangelhos. Depois de ler João, continue lendo os livros até finalizar o Novo Testamento, aí depois passe para o Velho Testamento. Atos, é o livro seguinte de João, é a continuação da história e relata o início da Igreja de Jesus Cristo na Terra.


Depois, vamos conhecer as cartas do Apóstolo Paulo as igrejas: Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito, Filemon. 

Depois passaremos a ler o livro de Hebreus.

Os discípulos mais ligados ao Senhor Jesus eram Pedro, Tiago e João. 

Depois do livro de Hebreus, encontraremos ensinamentos de ambos. 

Depois de Hebreus, quem dá as caras é o Apóstolo Tiago, no livro de Tiago. O Apóstolo Pedro vem logo em seguida, nos livros 1 e 2 Pedro. E sem seguida, vem o Apóstolo João, em 1, 2 e 3 João.

Por fim, o irmão de Tiago (Judas) aparece no pequeno livro de Judas

Depois o Novo Testamento fecha-se com o impressionante livro de Apocalipse, que relata o fim dos tempos (e onde vamos aprender bastante coisa sobre ele nas próximas lições, através do último pilar, ou módulo, denominado Fim dos Tempos.

Aprenderemos sobre ele a partir da próxima lição.

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 
Também curta nossa página no Facebook.

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página