Décima Quinta Aula - Estudos - Dia 15 de Julho 2016

09:36

Não deu pra tirar fotos (principalmente por causa das meninas achando não estarem "apresentáveis"), fizemos o estudo na casa da Letícia. Joyce, nossa nova irmã, também compareceu. Foi a primeira vez que o grupo compareceu 100% para os estudos.

O estudo falamos sobre a Lei de Moisés. Abaixo, deixo na íntegra para todos.

19. A Lei de Moisés



Erramos porque não conhecemos as Escrituras (Mateus 22.29). Ás vezes por falta de entendimento bíblico, as pessoas acabam cometendo erros grosseiros, e um deles é fazer TUDO que está na Bíblia.

A Bíblia está dividida em 2 grandes blocos, em dois testamentos, que também são chamadas de Lei e Graça. Nesta lição, porém, falaremos sobre a Lei.

O quê é Lei?!

Resposta: são os cinco primeiros livros da Bíblia (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), as quais foram escritos pelo profeta Moisés. Ele também pode ser chamado de Pentateuco, Lei, Lei de Moisés ou Torah (Torá). Ainda nos dias de hoje são seguidas rigorosamente pelos judeus. Outros livros do Velho Testamento complementam a Lei de Moisés, apesar dela estar basicamente ancorada nos cinco primeiros livros.

A Lei de Moisés contem um total de mais de 600 mandamentos. Muitos desses mandamentos ainda são praticados até em algumas igrejas evangélicas. Vejamos alguns exemplos de mandamentos vistos na Lei de Moisés:

Alguns exemplos de mandamentos da Lei
Sábado você não pode trabalhar
Êxodo 20.8-11
Se pecou, devia sacrificar um animal
Levítico 4.27-35
Se matou alguém, você morre
Êxodo 21.12
Quem adulterar, morre
Levítico 20.10

Jesus acabou sendo confrontado por diversas vezes em seu ministério simplesmente porque sua doutrina não se “encaixava” em alguns pontos na Lei de Moisés. Ele curou no Sábado (Lucas 14.1-6) sendo que no Sábado ninguém poderia trabalhar; também salvou uma mulher que adulterou de morrer a pedrada (João 8.3-11).

Entendam que Jesus não veio destruir a Lei (Mateus 5.17), mas cumprir: cumprir por todos nós. E Ele cumpriu, conforme visto em Romanos 5.19-21. Se Ele cumpriu por nós, então não há motivos para cumprirmos, certo?!

Se Jesus não era contra a Lei, então porque Ele fazia coisas que não “se encaixavam” com a Lei?!

Resposta: SIMPLES, PORQUE A LEI JÁ TINHA CHEGADO AO FIM, E ERA TEMPO DA GRAÇA
Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 
Também curta nossa página no Facebook.

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página