Estudo sobre o Espírito Santo (Parte 5) - Unção do Espírito

08:24


 Basicamente, existem 2 tipos de unções:

1) A unção com óleo, usada para consagrar alguém ou em Libertação (que não falaremos aqui neste estudo), mas já falamos sobre ela na Lição 3 do nosso Estudo sobre Autoridade Espiritual.

2) A unção do Espírito, que boa parte dos cristãos no mundo possuem. Esta falaremos neste estudo.

Todos os cristãos do mundo são ungidos?!

No Antigo Testamento nem todos que tinham unção eram geralmente Profetas (1 Crônicas 16.22), mas todos os Profetas tinham o Espírito Santo. Hoje, todos nós podemos ter o Espírito Santo, mas isso não significa que teremos a unção dEle. Isso só é adquirido quando crescemos mais na Comunhão (relacionamento com Deus), ou em alguns casos especiais.

Um servo de Deus que alcança intimidade maior com o Espírito acaba se tornando um ungido. A unção é dada pelo Espírito Santo, pois até mesmo o Senhor Jesus foi ungido pelo Espírito (Lucas 4.18). A unção não é algo que aprendemos, mas sim dada pelo Espírito para nos ensinar (1 João 2.27). Sempre repetimos aqui que o Espírito Santo nos ensina tudo o que precisamos saber. Por isso, precisamos ter a IMPORTÂNCIA de procurar conhecê-lo pessoalmente (1 João 2.20).

Além disso, a unção possui níveis, por isso é importante crescermos na Graça e no conhecimento. Eliseu teve porção dobrada (unção) do que de Elias. Algumas pessoas possuem unção maior que as outras, mas o Espírito é o mesmo (1 Coríntios 12.4-7).

E qual a definição de Unção?!

A unção significa “consagração”. Porém, ela também pode ser conhecida como o “poder que Deus dá ao Homem de fazer o que ele jamais faria, de ser o que ele jamais seria, e chegar onde jamais chegaria”. Particularmente, entendo a unção como o “manto do Espírito”. A unção cativa as pessoas, cura os enfermos, expulsa os demônios, protege o ungido de ciladas e armadilhas, etc. A unção provém do Espírito.

Por isso, precisamos ter a NECESSIDADE de primeiro conhecer o Espírito Santo, e depois, a Bíblia. Aliás, o Espírito Santo nos ensinará tudo o que precisamos saber (João 14.26). Não digo que é errado conhecer a Bíblia (precisamos conhecer sim, mas quando digo isso, quero alertá-los que a necessidade de conhecer o Espírito Santo é MAIOR do que conhecer a Bíblia). Na próxima aula, Conhecendo o Espírito Santo, falaremos mais abertamente sobre isso, mas adianto: comece com uma vida de ORAÇÃO.

A unção não é garantia de Salvação

Porém, ainda que alguém tenha se tornado um ungido, ele precisa sempre manter o foco em Jesus. Voltaremos a ler 1 João 2.27:

“E a unção, que vós recebestes dele, fica em nós, e não tendes a necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permaneceis

Ou seja, uma das coisas que a unção nos ensina é: MANTENHA EM JESUS!  (“assim nele permanecereis”!)

Uma vez ungido, continuamos com essa unção. Mesmo quando o Espírito abandonou Saul (1 Samuel 16.14), ele continuou ungido (1 Samuel 24.10). Muitos ministros de Deus começam bem o ministério, e talvez se iludem com os sinais na sua carreira ministerial como forma de “aprovação ministerial” e, por conta disso, muitos acabam abandonando seu próprio relacionamento com Cristo para seguir suas próprias leis.

A unção não deve ser usada para promover ninguém, ou muito menos conseguir quaisquer tipos de vantagem. Em Atos 8.16-22, Pedro recebeu uma proposta para ganhar dinheiro se repartisse o dom do Espírito, mas ele negou. Hoje em dia vemos muitas pessoas (que um dia receberam a unção) cobrar dinheiro para essas manifestações, ou em alguns casos, se autoproclamarem não como um pecador, mas um novo “semi-deus”.

Em outras palavras, as manifestações da unção servem para divulgar o Reino de Deus através do sacrifício do Senhor Jesus Cristo (1 João 4.2-3), e não usar a unção apenas para “resolver os problemas do povo”. Mateus 7.22-23 muitos que receberam a unção vão ser condenados, porque não conheciam Jesus. Por isso, é importante nele permaneceis!

Curtam a nossa página no Facebook para acompanhar nossas células ao vivo.
Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página