Estudo sobre o Espírito Santo (Parte 6) - Conhecendo o Espírito

11:59




Jesus nos deu o Espírito Santo. Hoje Ele está aqui para guiar os filhos de Deus na caminhada cristã. É Ele que nos ensina tudo que precisamos saber. Por causa disso, precisamos Conhecê-Lo. Conhecer o Espírito quer dizer conhecê-Lo PESSOALMENTE, de modo a ouvir a sua voz.

E como conhecemos o Espírito Santo?!

Pela oração. Por isso devemos orar sem cessar (1 Tessalonicenses 5.17). Esse orar sem cessar significa “em todo tempo possível que você tiver, ore”. Lendo a Bíblia, conhecemos o lado HISTÓRICO de Deus e Suas Promessas. Porém, pela oração, conhecemos o lado PESSOAL de Deus, através do Espírito Santo, que também é Deus (1 João 5.7). O mal da Igreja contemporânea é que acham que o conhecimento de Deus vem diretamente da leitura/estudo da Bíblia.

Na verdade, a Bíblia é um testemunho de Jesus (João 5.39). Ela está aqui para testificar o que o Espírito Santo tem a nos ensinar, nos lembrando das palavras do Senhor Jesus Cristo (João 14.26). A prática mais importante para a vida de um cristão é a oração, por isso o Apóstolo Paulo nos ensina a orar o máximo de tempo possível. Uma vida de oração atrai o Espírito Santo, isso quer dizer, Ele se torna REAL na sua vida.

Aceitamos o Senhor Jesus, recebemos o Espírito Santo, e Ele está em nós. Porém, Ele não se manifesta de uma forma mais física. E provavelmente isso pode acontecer por dois motivos:

1) A nossa própria falta de fé, porque não temos uma vida de oração ou realmente acreditamos naquilo que oramos.
2) Por saber que nós temos MEDO se Ele se manifestar de uma forma mais forte.

Repare que o Senhor Jesus revelou que nem só de pão vive o Homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. Ou seja, o Homem vive também para ouvir a voz de Deus!

Como ouvir a voz do Espírito Santo pela oração?!

O Espírito pode estar em você, mas isso não significa que Ele deve falar com você se você não procurar contato. Se você não quiser um contato maior, uma intimidade maior, Ele continuará contigo e te amará do mesmo jeito. Porém, se você quiser subir degraus na Comunhão, será muito bem recompensado. 

Entenda que a salvação vem do sacrifício do Senhor Jesus. Embora recomendamos uma vida mais estável de oração, se você não deixará de ser salvo se não tem tanto costume de orar. Isto é, se você se arrepende dos seus pecados e aceitou o Senhor Jesus como Senhor e Salvador, você está salvo. Esta é a Graça. O ladrão da cruz não tinha Comunhão com Deus, mas foi salvo porque se arrependeu e, no seu coração, aceitou o Senhor Jesus Cristo como Salvador.

Mas para aqueles que desejam ter uma vida de oração. Seguimos.

O Apóstolo Tiago disse que primeiro devemos chegar a Deus (esse chegar a Deus significa procurar intimidade com Deus) e Ele chegará até nós (Ele responderá nosso contato) (Tiago 4.8).

Aliás, isso não acontece do dia para noite. É preciso muita perseverança. Salmos 40:

“ESPEREI com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu meu clamor”

Esse “ouviu meu clamor” quer dizer “Ele respondeu sua oração”, ou seja, Ele falou contigo. Deus escuta nossas orações todos os dias, por isso o ouvir no texto indica uma resposta de Deus pela oração. Para que Deus fale contigo você precisa esperar, com PACIÊNCIA.

Aliás, o ESPERAR COM PACIÊNCIA não significa “fique parado, espere” mas sim “continue orando, continue orando, continue buscando…” No tempo de Deus, Ele vai responder. Você ouvirá a voz do Espírito. Não precisa ouvir a voz propriamente dita, porque Deus fala através por diversas avenidas: você pode ter um sonho, uma visão, um discernimento, etc, etc…

NÃO DEVEMOS DE FORMA ALGUMA ENTRISTECER O ESPÍRITO SANTO

O Espírito é sensível demais. A medida que ficamos mais próximos dEle, conseguimos entender o que Ele gosta, o que Ele não gosta, e sobre todas coisas que precisamos saber. Assim sendo, não podemos de forma alguma entristecer Ele (Efésios 4.30).  Como todos somos pecadores (Romanos 3.23), uma hora ou outra acabaremos entristecendo o Espírito. Se quisermos conhecer Ele intimamente, devemos procurar ter cuidado em não entristecê-lo. Mas caso isso venha acontecer, a resposta está em 1 João 1.9

Curtam a nossa página no Facebook para acompanhar nossas células ao vivo.
Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página