Estudo sobre o Espírito Santo (Parte 2) - A Descida do Espírito Santo (Atos 2)

18:24




Conforme falamos na aula passada, o Espírito Santo é onipresente, e sempre esteve na Terra. Poucas pessoas (os Profetas e mais alguns escolhidos) tinham o Espírito, mas a vontade de Deus é que Ele fosse derramado para o máximo de pessoas possível (Joel 2.28-29).  

Antes de partir para o Céu, o Senhor Jesus assoprou sobre os apóstolos o Espírito Santo (João 20.22). Mesmo assim, o Espírito não se manifestou aos Apóstolos até o Dia do Pentecostes. Mas por quê?! Porque o Espírito Santo só poderia vir (neste caso, ser derramado) se Jesus voltasse primeiro ao Céu (João 16.7). Essa era a condição. Do Céu, o Senhor Jesus então pediria pessoalmente ao Senhor Deus a vinda do Espírito Santo (nesse caso, a profecia de Joel ser cumprida) (João 14.16)

Além do papel dEle sobre a Igreja (vimos na aula passada), o Espírito Santo também convence o mundo. Não devemos obrigar as pessoas a seguir Jesus, mas contar com o Espírito para poder convencer as mesmas (Zacarias 4.6b). O Espírito Santo está aqui, para convencer as pessoas:

João 16.8-11

Do Pecado

Que nós somos pecadores e precisamos do sangue de Cristto (1 João 4.2)

Da Justiça

Porque Jesus voltou ao Céu, mas o Espírito está aqui. Justiça pode indicar COMUNHÃO (Mateus 6.33)

Do Juízo

O Príncipe do Mundo (Satanás) está julgado. Existe o mundo espiritual (anjos e demônios) e existe um julgamento aos pecadores que não querem o Senhor Jesus.


A Descida do Espírito Santo cumpre um Papel Importante

O Espírito Santo tem um papel muito importante no seio da Igreja, além de liderá-la. Ele nos ensinará sobre tudo que precisamos saber, além disso, é por Ele que lembramos das palavras de Jesus Cristo (João 14.26). As pessoas idolatram a Bíblia, mas esquecem que só conhecemos a Deus (e nos lembramos das palavras do Senhor Jesus) por causa do Espírito Santo.

Por mais que a Igreja Primitiva (temos um estudo aqui no blog sobre a História da Igreja de Cristo) e demais cristãos arriscaram suas vidas para proteger as Escrituras originais, todos eles foram guiados pelo Espírito Santo. Ele que nos ensina, nos guia e nos lembra das palavras do Senhor Jesus. É Ele que dá luz ao conhecimento. O próprio Jhon Wesley (na experiência do Coração Aquecido) entendeu tudo isso através de uma célula, e começou a unção de Deus no seu Ministério. Ele mesmo tinha tido uma experiência missionária desastrosa na América alguns anos antes, mas entendeu completamente o significado do Evangelho quando foi tocado pelo Espírito, em uma pregação em uma reunião simples, em 24 de Maio de 1738.

Em outras palavras, é o Espírito Santo é o nosso grande amigo e professor. O verdadeiro conhecimento é dado pelo Espírito não para os sábios e entendidos (aqueles que só querem saber de Teologia, leis, letra mas não buscam o Espírito Santo), mas aos pequeninos (os simples, que talvez não tem tanto estudo ou conhecimento, mas preferiram aprender com o Espírito (Mateus 11.25)

A Descida do Espírito Santo

A descida do Espírito Santo (o cumprimento da profecia de Joel) aconteceu durante do Dia de Pentecostes (Atos 2), que aconteceu 50 dias depois da Páscoa, onde o Senhor Jesus foi crucificado e ressuscitado. O próprio Pedro confirmou isso (Atos 2.16). Ali foi derramado o poder de Deus. Primeiro os varões ali receberam línguas como de fogo (creio ser o Batismo com Espírito Santo) (Atos 2.3). Em seguida, os mesmos começaram a falar as línguas de diversas nações (Atos 2.4-6).

A partir dali, o Espírito Santo começou a guiar os filhos de Deus (A Igreja), dando lhe dons espirituais (Atos 2.38).  E continua até os dias de hoje...


Curtam a nossa página no Facebook para acompanhar nossas células ao vivo.
Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página