Estudo sobre o Espírito Santo (Parte 1) - O papel do Espírito Santo (Mateus 3.16-17).

07:52


Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Três pessoas diferentes, mas um único Deus. Por mais que algumas pessoas entendam que o Pai, Filho e o Espírito Santo sejam “personalidades”  de Deus, isso não é verdade. O Batismo de Cristo mostrou claramente isso.

Deus estava no Céu e falou > O Espírito Santo desceu até Jesus > Jesus foi Batizado nas Águas 

Entenda: Deus é Deus, Jesus é Deus, Espírito Santo é Deus. Apesarem de serem pessoas diferentes, eles são o MESMO Deus, a MESMA pessoa (1 João 5.7). Até mesmo no Plano da Salvação, ambos tem papéis diferentes em nossas vidas:

Leiamos 2 Coríntios 13.13

Jesus Cristo

GRAÇA (SALVAÇÃO) – Através do Sangue de Cristo, recebemos o perdão e salvação pelos nossos pecados (Atos 16.30-31).

Deus

(AMOR) – Foi pelo Amor de Deus que Jesus veio até a Terra trazer a salvação (João 3.16)

Espírito Santo

COMUNHÃO (RELACIONAMENTO) – É aquele que está aqui para relacionar pessoalmente conosco, nos ensinar e nos guia.


O Espírito Santo já estava na Terra ANTES do Dia de Pentecostes

Não pense que o Espírito Santo veio ao mundo no Dia de Pentecostes (Atos 2). Aliás, Ele sempre esteve aqui, antes mesmo da vinda de Cristo. Aliás, o próprio Espírito Santo é onipresente (Salmos 139.7-8)

Durante o Antigo Testamento, algumas pessoas recebiam Espírito Santo. Embora a maioria delas eram Profetas, outras também recebiam o Espírito para ganhar algum conhecimento (Êxodo 35.30-32), ou em casos especiais: como a  própria força de Sansão, que vinha do Espírito Santo (Juízes 14.19). Isso não quer dizer que o Senhor Deus era exclusivista. Nada disso, havia o desejo de Deus de derramar Seu Espírito as pessoas.

Em Números 11, o Senhor Deus pede a Moisés para que ele ajunte setenta anciãos de Israel, para que recebam o Espírito Santo. Nesse caso, o Espírito foi retirado de Moisés para ser colocado neles. Assim que receberam o Espírito, esses anciãos começaram a Profetizar. Até mesmo Moisés gostaria que mais pessoas recebessem o Espírito (Números 11.29). Isso mostra que era desejo do Senhor Deus derramar Seu Espírito a toda carne, como a profecia de Joel (Joel 2.28-29).

Qual é o papel do Espírito Santo?! (João 16.13-14)

O Espírito Santo é o nosso guia. Ele está aqui para CONTINUAR o MESMO trabalho do Senhor Jesus. Aqueles que aceitam ao Senhor Jesus recebem o Espírito Santo e, se tornam Filhos de Deus. Os Filhos de Deus são guiados pelo Espírito Santo (Romanos 8.14). Além disso, o Espírito Santo:

Ajuda nas nossas fraquezas

Romanos 8.26

Intercede pelos Servos de Deus

Romanos 8.27

Nos ensina sobre a Bíblia e tudo que precisamos saber

1 Coríntios 2.12-13, João 14.26


Espírito Santo é um Mensageiro de Deus...

Deus tem boca e fala (Mateus 4.4). Ele pode até transmitir suas mensagens por Anjos ou pelo próprio Senhor Jesus, mas é pelo Espírito Santo que recebemos as mensagens de Deus. O Espírito Santo escuta a voz de Deus (uma mensagem ou Profecia) e passa para nós a vontade de Deus (João 16.13). Basicamente, assim funciona uma Profecia. Por isso, não podemos desprezar as Profecias (1 Tessalonicenses 5.20).

Curtam a nossa página no Facebook para acompanhar nossas células ao vivo.
Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página