A falsa teologia do Calvinismo

19:25

Foto: Pixabay
Você já ouviu falar em Calvinismo? Muito provavelmente deverei falar melhor sobre ele no Estudo sobre a História da Igreja, que estou nesse momento ainda produzindo pro blog e para as células que faço todas as quintas feiras.

Hoje falarei um pouco sobre a Teologia Calvinista, utilizada por alguns cristãos da Europa e aqui no Brasil. Uma doutrina (acredito eu) ser de demônios (1 Timóteo 4.1-2).

Antes de tudo, só quero levantar uma questão aqui: quando for estudar a Bíblia, peça direção do Espírito Santo, e não siga quaisquer tipos de doutrinas estipuladas por homens (como Calvino, veremos abaixo). Hoje em dia muitos buscam o conhecimento de homens do passado, mas esquecem de consultar a pessoa mais importante: o próprio Espírito Santo (que é o Senhor Jesus e também o Senhor Deus), e muitos acabam caindo no erro por conta disso...

Deus sempre quis relacionamento pessoal com o Homem. Jesus nos trouxe isso. Intimidade com Deus não é conhecer versículos bíblicos (alguns pensam dessa forma!). Deus quer se tornar real nas nossas vidas! Não somos contra o conhecimento da Bíblia (aliás, fazemos estudos aqui quase que semanalmente), mas se buscarmos o conhecimento de Deus, eu tenho certeza que Ele nos dará pessoalmente as diretrizes daquilo que precisamos conhecer, e não ficar refém dessas teologias, como Calvino. Continue lendo...


Primeiro, quem foi Calvino?!

Durante a época da Reforma Protestante que o "movimento Calvinista" foi criado, a partir de um teólogo italiano chamado João Calvino. O próprio Calvino chegou a denunciar para a morte por heresia um desafeto na teologia chamado Miguel Servet. Fontes demonstram que ele era, apesar de inteligente, arrogante com seus desafetos.

Qual o problema maior do Calvinismo?!

Basicamente, o Calvinismo nos traz uma ideia de uma elite de seres "humanos escolhidos por Deus" que serão salvos por vontade do Criador, além da vontade de Deus também (segundo a doutrina deles) de mandar todo o restante pro Inferno sem motivo algum, apenas por vontade divina!

Assim sendo, o Calvinismo prega que (NÃO IMPORTA O QUE VOCÊ FAÇA) alguns nasceram para herdar o Céu, enquanto outros foram criados para serem enviados para o Inferno. E parece que os "salvos e eleitos" são apenas a "elite do cristianismo" que detém a (falsa) doutrina de Calvino.

Basicamente, o Calvinismo se divide em 5 tópicos:

  • 1. Depravação total: O Homem nasceu com a herança de Adão e Eva (Pecado Original). Não pode ser salvo. Só vai ser salvo se Deus assim o quiser. Nada mais disso.
  • 2. Eleição Incondicional: Deus (apenas Deus) escolhe quem será salvo ou não. A "elite dos humanos" já foi determinada por Deus, que já escolheu almas para herdar o Reino dEle e outras para a condenação eterna, sem defesa.
  • 3. Expiação Limitada: Jesus não morreu na Cruz por todos, mas apenas para salvar a "elite dos humanos" (os que serão salvos).
  • 4. Graça Irresistível: Ninguém pode negar o seu chamado com Deus.
  • 5. Perseverança dos Santos: Uma vez salvo, salvo para a sempre.

Essas cinco questões podem levar a uma gama infinita de perguntas, respostas e contradições na própria doutrina deles, do que não se pode explicar. Além disso, existem também diversas falas do próprio Calvino (procure na internet) que ainda colocam o próprio Calvinismo em cheque.

A questão principal é: se Deus "escolheu os salvos e os condenados", como SABER quem foi "escolhido por Deus para ser salvo"?! Será que a pessoa precisa ser um Calvinista para ser salvo? Não há lógica alguma nisso.

Você pode estar na Igreja, orar todos os dias, ler a Bíblia, jejuar mas... se Deus não te escolheu (segundo a óptica deles), você está condenado! E olha que tô levantando apenas UMA questão. Qualquer um que pesquisa a doutrina Calvinista a fundo vê que ela não tem base. Na minha opinião, ela é uma doutrina de demônios.

Até mesmo o Diabo, segundo a crença deles, age na vontade de Deus! Tá para acreditar nisso?!


Refutando a base do Calvinismo

Eu te garanto: você nem precisa de muito conhecimento bíblico para ver como a doutrina do Calvinismo não se sustenta. Embora eles (calvinistas) vão morrer abraçados a ela, eu espero do fundo do meu coração que você se liberte desse conhecimento. Mas sem delongas, vamos lá:

1. Depravação total: O Homem nasceu com a herança de Adão e Eva (Pecado Original). Não pode ser salvo. Só vai ser salvo se Deus assim o quiser. Nada mais disso.

RESPOSTA: Todos nós sim nascemos com a herança de Adão, mas por Cristo muitos pecadores se tornaram Justos (Romanos 5.19). Deus não faz acepção de pessoas (Atos 10.34). Por isso, não há como determinar que Ele escolhesse uns para o Céu e outros para o Inferno. Mas o texto mais claro que acaba com essa doutrina está no clássico João 3.16, que diz:

"Porque Deus amou o mundo [TODOS] de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para todo aquele [TODOS, SEM DISTINÇÃO] que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

Deus amou o mundo (todos). Sem distinção. Quem crer no sacrifício de Cristo, será salvo. Simples. Portanto, se Deus amou todos, Ele não mandaria ninguém ao Inferno por Sua vontade. Deus é justo. Claro que Deus sabe o futuro (sabe quem será Salvo ou não), mas isso não significa que as coisas acontecem porque Ele determinou de fato que fossem daquele jeito. Deixo bem claro aqui: existem coisas que Deus permite, e outras porque Ele quer. Se fosse dessa maneira (não permissiva), a questão do livre arbítrio nem existiria.

Se tudo que aconteceu no mundo foi apenas para cumprir o "decreto de Deus", então foi da vontade dEle (segundo a teologia calvinista) que o próprio Satanás se tornou diabo, assim como todos os anjos que se tornaram demônios, para torturar as pessoas. Então as pessoas que estão no Inferno neste momento estão sofrendo por causa de Deus? Isso é doutrina sim de demônios! Minha opinião.

Os Calvinistas colocam tudo que acontecem no mundo como vontade soberana de Deus (e não, em alguns casos, permissiva): se alguém matou, foi porque "Deus determinou a morte da pessoa". Até mesmo o Diabo acaba sendo visto como um agente da vontade de Deus, e não um adversário. Gente, se vocês procurarem pesquisar a fundo, vão ver que essa doutrina é falsa.

2. Eleição Incondicional: Deus (apenas Deus) escolhe quem será salvo ou não.

RESPOSTA: Não há como determinar a vontade de Deus, muito menos a "elite de humanos" que os calvinistas defendem. Não há lógica nisso. E como saber quem foi escolhido por Deus e quem foi condenado? O escolhido é aquele que é Calvinista?! Não há lógica alguma.

Deus sabe sim o futuro. Aliás, Ele sabe tudo: o futuro e suas variantes! Não existe no mundo apenas uma linha temporal, pois o conceito de futuro na vida de uma pessoa pode ser mudado em diversos momentos. Não vou me atrever a tentar explicar isso nesse artigo, mas você pode pesquisar sobre o assunto no Google.

E mais: se Deus escolheu quem foi salvo ou não, porque Jesus mandou pregar o Evangelho (Salvação) a TODA CRIATURA (Marcos 16.15)? Assim sendo, qual razão pregar para alguém que Deus escolheu para não ser salvo? Tá vendo, essa doutrina não se sustenta.

3. Expiação Limitada: Jesus não morreu na Cruz por todos, mas apenas para salvar a "elite dos humanos" (os que serão salvos).

RESPOSTA: Jesus morreu pelos ímpios (Romanos 5.6 e 5.8). Todos nós (sem exceção) estamos afastados da Glória de Deus (Romanos 3.23), precisando do sangue de Cristo para redenção (Romanos 5.9 e Romanos 3.24-26). Assim sendo, Ele morreu por todos sim, e não essa elite invisível de super humanos que os Calvinistas acreditam.

Além do mais, pergunto a qualquer Calvinista: como saber que uma pessoa foi escolhida por Deus para ser salva, e outra para ser condenada? Tá vendo, essa teologia não se sustenta.

4. Graça Irresistível: Ninguém pode negar o seu chamado com Deus.
5. Perseverança dos Santos: Uma vez salvo, salvo para a sempre.

RESPOSTA: Na visão Calvinista, parece que a Graça é algo imposto ou como uma Teia que quando você entra, não pode mais sair. Quantos homens e mulheres que tinham uma grande chamada, e acabaram caindo ou acabando com seus ministérios.

Repare no texto: Mas aquele que perseverar até o fim, será salvo (Mateus 24.16). Isso quer dizer que só será salvo quem continuar buscando Comunhão com o Senhor Deus até o fim. Nesse meio tempo, muitos podem cair no meio do caminho (e como caem!). Assim sendo, não existe essa história de uma vez "salvo, salvo para sempre".




Concluindo

Infelizmente, muitos vão morrer abraçado a essa (falsa) doutrina. Mas eu acredito firmemente que você pense fora da caixa e analise o que foi dito neste post. Além: pode procurar outras fontes sobre o assunto na internet, no Youtube/Google, etc. Peça ao Espírito Santo discernimento. Analise tudo e retém o que é bom (1 Tessalonicenses 5:21).

Curtam a nossa página no Facebook para acompanhar nossas células ao vivo.
Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página