Manual do Cristão (Lição 1) - Conversão (Atos 3.19).

19:18



Muitas igrejas falam em “conversão”, ou “novos convertidos”. Mas o que seria isso? Para iniciar nossos estudos sobre o Cristão, começaremos a falar sobre a Conversão.

A Conversão acontece quando o Pecador se ARREPENDE dos seus pecados e aceita ao Senhor Jesus como Senhor e Salvador da sua vida. SEM ARREPENDIMENTO NÃO HÁ CONVERSÃO.

ARREPENDEI-VOS (o arrepender vem primeiro) → E CONVERTEI-VOS (Atos 3.19)

O quê acontece com um Convertido?!

Ele se torna uma OVELHA (ou TRIGO de Jesus Cristo), e tem seu nome Escrito no Livro da Vida (Lição 2 – Criaturas e Filhos de Deus). Também recebe o Espírito Santo (Lição 9 – Espírito Santo). Jesus, que é o Cabeça da Igreja (Lição 8 – O Corpo de Cristo) determina Pastores e líderes que vão cuidar dessas ovelhas no discipulado (Jeremias 3.14-15 e João 21.15-17).

Todos que aceitam a Jesus são Convertidos?

NÃO. Muitos aceitam Jesus de boca, mas não de coração.
Existem muitos dentro da Igreja que dizem estar convertidos, mas não estão (Mateus 15.8). Como já explicado, sem arrependimento não há conversão.

Aqueles que estão na Igreja e não são convertidos, são conhecidos como BODES, ou JOIO.

CONVERTIDOS: São chamados de OVELHAS, ou TRIGOS (por causa da comparação do Joio)

NÃO CONVERTIDOS: São chamados de BODES (Mateus 25.32) ou JOIOS (Mateus 13.24-30).

Os BODES/JOIO estão dentro da Igreja para atrapalhar mesmo os planos de Deus na vida das pessoas. Mas Jesus ensina que não PODEMOS DE MANEIRA ALGUMA excluir estes do nosso meio, porque se tentarmos arrancar o Joio do meio de nós, poderemos arrancar juntamente o trigo; ou seja, almas que estavam corretas diante da presença do Senhor (Mateus 13.29-30).

Doutrinação dos Novos Convertidos e os Neófitos

Fica a cargos dos líderes, pastores e ministros. Os novos convertidos, ou “novatos na Palavra” são chamados de neófitos (1 Timóteo 3.6), pois eles ainda estão começando a aprender sobre as coisas de Deus. O conhecimento vem aos poucos, com interesse e disciplina. Muitos que estão na Igreja (as vezes sendo Joio ou Bode) nunca chegam a conhecer Deus nem as Escrituras, sendo sempre um neófito. Deus não quer que sejamos neófitos!!!!!!!

A medida que a pessoa vai aprendendo as coisas de Deus, deixa de ser neófito, e começa a aprender coisas mais profundas. Esse conhecimento não é fruto de sabedoria, mas de busca por Comunhão (Mateus 11.25-26). Segundo as instruções de Deus, os neófitos recebem primeiro o leite (1 Coríntios 3.1-2; 1 Pedro 2.2 e Hebreus 5.12-14) para DEPOIS vir o alimento sólido.

O povo de Deus perece por falta de conhecimento, por causa dos LÍDERES QUE NÃO QUEREM ENSINAR A VERDADE DE DEUS PARA O POVO (Oséias 4.6).

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 
Também curta nossa página no Facebook.

Você também pode gostar

1 comentários

Curta nossa Página