A História da Igreja de Cristo #41 - Ameaças reais contra Martinho Lutero

08:28


Como já dito na lição anterior, Lutero foi até Worms (Alemanha) dar explicações  sobre sua doutrina diante do Rei Carlos e corte, tendo a chance de negar a sua fé, o que ele descobriu sobre a doutrina da Graça enquanto estudava como monge. Mesmo recebendo diversos amigos de amigos e pessoas próximas para não ir até aquele conselho, Lutero acabou indo, e jogou na cara dos católicos ali presentes que não iria se retratar pelas coisas que ele escreveu contra a doutrina da Igreja, presente em seus livros e documentos.

Assim como foi com João Hus, os padres e membros da Igreja quiseram prender Lutero na hora, mas foram impedidos pelo Rei da Espanha.  Como o Rei Carlos não revogou o salvo-conduto que Lutero recebeu, não houve outra alternativa a não ser tramar sua morte.


A tentativa de morte de Martinho Lutero

Quando Lutero voltava para casa, de Worms para Saxônia, acabou sendo cercado por um bando de cavaleiros mascarados num bosque. Lutero estava com outras pessoas consigo no caminho, mas esses cavaleiros mascarados mandaram elas embora, deixando Lutero sozinho. Levaram Lutero até o antigo castelo de Wartburgo, e ali o deixaram.

Na realidade, tudo isso foi um plano do Príncipe da Saxônia, amigo de Lutero. Ele ficou sabendo que havia um plano para matá-lo e criou esse plano como forma de esconder Lutero dos seus inimigos. Como as pessoas pensaram que ele estava morto, foram encerrados eventuais recompensas por sua cabeça. Sozinho, Lutero acabou usando todo o seu tempo livre para o trabalho para Deus, começando a tradução da Bíblia para a língua Alemã.

A saída de Lutero do Castelo de  Wartburgo

Como se não bastasse lutar contra todo sistema corrompido católico, Martinho Lutero acabou conhecendo um novo problema: um grupo de homens surgiram com uma teologia de DESTRUIR qualquer coisa que não estivesse em favor da Bíblia. A justificativa deles era que o Cristianismo deveria revolucionar. Mesmo confinado dentro do Castelo, Lutero tinha informações sobre tudo o que estava acontecendo.

Lutero entendia que isso era um plano do diabo. Sobre isso, escreveu:

“Tinha sido empreendido sem termos com muito atrevimento e violência… Acreditem-me, eu conheço bastante o demônio; só ele pode fazer as coisas desse modo, para trazer vergonha sobre a Palavra”

O Plano do Diabo (creio eu) era tirar Lutero do seu esconderijo. Os demônios trabalham para destruir a Igreja, trabalham para que as pessoas não conheçam a Deus. Por muito tempo as pessoas ficaram cegas quanto a questão da Comunhão para se entregar a promessas de salvação e perdão mediante a dinheiro. Lutero deveria ser silenciado, de forma que suas ideias morram junto com ele e não consiga tantos seguidores.

Mas ainda era um RISCO MUITO GRANDE ele sair assim do seu esconderijo. E mais: Lutero foi alertado a cerca disso, mas fechou os olhos para o risco que corria e foi até Wittenberg pregar contra esses homens que tinham essa “teologia da espada”. O Reformador chegou na cidade em Março de 1522 e iniciou assim uma série de sermões contra esses fanáticos religiosos. Deu muito certo, e aquela doutrina foi encerrada.

A Publicação do Novo Testamento em Alemão

Depois de resolver esse problema com os fanáticos, Lutero voltou a traduzir a Bíblia. O Novo Testamento foi publicado em Setembro de 1522. O sucesso foi tão grande que fazer uma segunda edição em dois meses. Com o tempo, foi também publicado o Velho Testamento e o povo alemão já tinha a Bíblia em mãos.

Houve um foco de resistência da Igreja contra o povo que tinha acesso à Bíblia de Lutero: muitos foram excomungados da Igreja. Pregadores motivados pelo conhecimento bíblico adquirido pela tradução de Lutero foram presos, torturados e queimados.

Curtam a nossa página no Facebook para acompanhar nossas células ao vivo.
Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página