A História da Igreja de Cristo #6 - O Início do Ministério e a Escolha dos 12 Apóstolos

09:47

Quadro clássico de Leonardo Davinci sobre a última ceia. Divulgação.
Depois de ser batizado por João Batista nas águas, e depois de quarenta dias no deserto enfrentar Satanás, agora Jesus começa a fazer sinais e pregar o Evangelho, ganhando muitos discípulos.

O primeiro milagre (sinal) foi num casamento, onde Jesus transformou água em vinho (João 2). A partir daí, Jesus começou a ser conhecido pelos sinais, milagres e maravilhas (João 3.2). Mas não apenas isso, interessante também era sabedoria do próprio Senhor. Muitos pensavam que Jesus era a reencarnação de João Batista, Jeremias, outros profetas e até mesmo Elias (Mateus 16.13-17)

O próprio Senhor Jesus começou rapidamente a ganhar muitas almas, e ter muitos discípulos. Desses muitos, o Nosso Mestre escolheria doze homens, as quais Ele ensinaria e os treinaria pessoalmente. Esses doze homens, nomeados Apóstolos, formaram a primeira base eclesiástica da Igreja. Antes da escolha, o Senhor Jesus passou a madrugada no monte orando a Deus (Lucas 6.12-13). Assim que desceu do monte, o Senhor Jesus acabou escolhendo esses doze homens.


OS DOZE APÓSTOLOS
QUEM ERAM ELES?! (RESUMIDAMENTE)
1.Simão, chamado pelo Senhor Jesus de PEDRO.
Líder humano da Igreja. Escreveu os livros de 1 e 2 Pedro. Acabou morrendo crucificado pelo Império Romano. Segundo relato (Clemente de Roma), Pedro acabou morrendo crucificado (de cabeça pra baixo), no tempo do Imperador Nero, no ano 64 d.C.
2.André, irmão de Pedro.
Foi através dele que seu irmão Pedro conheceu pessoalmente o Senhor Jesus. André já era discípulo de João Batista antes de se tornar discípulo do Senhor (João 1.35-42). Segundo relatos, acabou morrendo crucificado, numa cruz em forma de “X”.
3.Tiago, filho de Zebedeu
Irmão do Apóstolo João e, assim como seu irmão e Pedro, eram os Apóstolos mais próximos de Cristo. Acabou escrevendo o livro de Tiago. Acabou morto à espada, por decreto de Herodes, em 44 d.C (Atos 12.2).
4.João (filho de Zebedeu)
Era conhecido como o Apóstolo mais próximo de Cristo (João 13.23). Foi o único que ficou diante de Jesus, quando estava na cruz (João 19.26-27). Foi provavelmente o único apóstolo que não foi assassinado. Acabou escrevendo os livros João, 1 2 3 João e Apocalipse.
5.Filipe
Filipe era da mesma cidade de Pedro e André. Ele leva Natanael (Bartolomeu) a se encontrar com Cristo (João 1.43-45). Não há informações concretas sobre sua morte, mas dizem que também acabou morto crucificado e depois apedrejado, apesar de algumas tradições citarem que ele teria morrido de causas naturais.
6.Bartolomeu (Natanael)
Chamado também de Natanael. Acabou sendo visto por Cristo enquanto estava embaixo da figueira (João 1.45-51). Dizem que foi um grande missionário, e que teria chegado até a Índia. E que acabou morrendo na Síria, com sua pele sendo tirada do seu corpo, em 51 d.C.
7.Mateus
Mateus era cobrador de impostos e também era chamado de Levi. Acabou escrevendo o primeiro livro do Novo Testamento, Mateus. Dizem que acabou morrendo à espada, no ano 100 d.C.
8.Tomé (Dídimo)
Apóstolo que tinha um grande amor por Cristo (João 11.16), mas que acabou mais conhecido por causa da sua incredulidade (João 20.24-30). Tomé acabou martirizado de forma violenta, apesar de não saber com precisão como foi esta morte.
9.Tiago, filho de Alfeu
Conhecido também como “Tiago o menor” (por sua estatura). Era primo de Jesus Cristo. Acabou morto depois de uma discussão no templo entre judeus e cristãos, a cerca da divindade de Cristo Jesus muitos após a morte e ressurreição do Senhor Jesus. Acabou sendo lançado de cima do templo, e depois morto à pedradas.
10. Simão, chamado Zelote
Membro de uma antiga seita judaica chamada Zelote (que vem de “Zelo”, indicando “devoção fervorosa”), que acreditavam que o Messias anunciado lutaria contra o Império Romano. Provavelmente acabou morrendo crucificado.
11.Judas, filho de Tiago (Judas Tadeu, Lebeu)
Não há muitas informações sobre sua morte. Na igreja católica é venerado como santo, e no Brasil é conhecido como “padroeiro” do time de futebol Flamengo.
12.Judas Iscariotes
Que traiu o Senhor por 30 moedas e prata, e acabou morrendo enforcado. (Mateus 27.3-5).

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página