Os cinco tipos de Ministério dentro da Igreja

08:22


Hoje iremos falar sobre os cinco tipos de Ministérios dentro da Igreja. O texto base que usarei neste pequeno estudo está em  Efésios 4.11

"E ele mesmo de uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do Corpo de Cristo, Até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo." _Efésios 4.11-13 
Existe o Corpo de Cristo, que é a Igreja de Deus na Terra, Dentro desse Corpo, há diversas funções, e dentre elas, os Ministérios. Basicamente, no Corpo há cinco tipos de ministérios.



APÓSTOLOS: o Apóstolo é o maior cargo eclesiástico dentro da Igreja. A Palavra Apóstolo quer dizer "Enviado". Um Apóstolo possui todos os outros Ministérios. Geralmente, é usado como um grande líder de muitos ministros.

PROFETAS: um Profeta é alguém que tem como principal função no Corpo de passar as mensagens de Deus para alguém. As vezes ele não pode ter cargo eclesiástico na igreja (obreiro, bispo, diácono, etc), mas pode ser usado em profecia para edificar muitas vidas. A função principal de um Profeta é passar as revelações de Deus para edificar a vida das pessoas.

EVANGELISTA: é quem tem a função de anunciar a Jesus Cristo. São os Missionários. Um Evangelista (Missionário) tem como função ir atrás dos perdidos.

PASTOR: é quem cuida das ovelhas. Enquanto a função principal do Evangelista é ir atrás dos perdidos, a principal função do Pastor é cuidar das ovelhas que os Missionários ou outras pessoas ganham, pelo Espírito.

DOUTOR: também pode ser conhecido como "Mestre". Sua principal função no Corpo é ENSINAR.

Fiz questão de explicar que cada um tem uma FUNÇÃO PRINCIPAL. Isso quer dizer que um Pastor não pode ganhar almas, ou um Missionário cuidar de pessoas... Não! Todos nós temos uma função dentro do Corpo, todas determinadas pelo Espírito.

Todos devem ganhar almas, todos devem ensinar a Palavra, todos devem edificar a vida das pessoas, mas... na divisão dos Ministérios cada um tem, pelo Espírito, uma função principal. Um Missionário, por exemplo, pode ser usado em Profecia, mas a função principal dele é ganhar almas. 

Entenderam?!

Gostou?! Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página