Décima Quarta Aula - Estudos - Dia 23 de Junho de 2016

10:18

Foi uma noite bem fria aqui na Igreja, onde participaram comigo das aulas meu primo Vinicius, minha noiva Juliana, e meu amigo Maicon. Demos continuidade aos estudos sobre o Módulo 3 (Bíblia). Deu tempo de passar duas lições, como veremos a seguir:

17. Os 12 Patriarcas (As Doze Tribos)


Já aprendemos que Abraão foi a primeira pessoa a qual o Evangelho foi apresentado, e que sua descendência deu origem a nação de Israel, que é usada em toda Bíblia. Mas Israel não surgiu assim do nada, ela acabou surgindo pelos descendentes dos 12 Patriarcas.

Os 12 Patriarcas no Terceiro Céu: no Terceiro Céu (Cidade Santa), existem 12 portas. Em cima de cada uma das portas está escrito o nome de cada um dos doze patriarcas (Apocalipse 21.12).

GENEALOGIA DOS 12 PATRIARCAS

Abraão recebe a promessa de ter filhos
Gênesis 12
Abraão desobedece a Deus e tem um filho da escrava,
chamado Ismael
Gênesis 16
Abraão tem o filho da promessa, chamado Isaque
Gênesis 21
Isaque casa-se com Rebeca e tem dois filhos: Esaú e Jacó
Gênesis 24
Jacó engana seu irmão e foge
Gênesis 27 e 28
Jacó é enganado por seu sogro e casa-se com as irmãs
Leia e Raquel
Gênesis 29.21-35


LÉIA & RAQUEL: AS ESPOSAS DE JACÓ

Jacó acaba fugindo do seu irmão Esaú, e acaba trabalhando como pastor de ovelhas para Labão.

Labão tinha duas filhas (Léia e Raquel). Jacó amava Raquel e fez um acordo com seu futuro sogro: trabalharia 7 anos por Raquel (Gênesis 29.18). Ele trabalhou sete anos pela mulher que amava, mas foi enganado por seu sogro no dia da noite de núpcias – acabou casando-se com Léia, que era a mais velha (Gênesis 29.23-27). Logo depois, Jacó trabalhou mais sete anos por Raquel, a que amava. Léia podia ter filhos, e Raquel não. E as duas disputavam entre si quais poderiam dar mais filhos ao seu marido. Assim como Abraão recebeu a escrava da sua esposa para ter um filho, as esposas de Jacó faziam o mesmo. Isso acabou gerando 12 Filhos para Jacó, que acabaram se tornando os 12 Patriarcas, e as 12 Tribos de Israel.

PATRIARCA
MÃE
1. Rúben
Léia (esposa de Jacó)
2. Simeão
Léia (esposa de Jacó)
3. Levi
Léia (esposa de Jacó)
4. Judá
Léia (esposa de Jacó)
5. Dã
Bila (escrava de Raquel)
6. Naftali
Bila (escrava de Raquel)
7. Gade
Zilpa (escrava de Léia)
8. Aser
Zilpa (escrava de Léia)
9. Issacar
Léia (esposa de Jacó)
10. Zebulom
Léia (esposa de Jacó)
11. José (Manassés e Efraim*)
Raquel (esposa de Jacó)
12. Benjamin
Raquel (esposa de Jacó)


18. Israel, a Nação da Bíblia


Já sabemos que Israel nasceu com os filhos de Abraão (Lição 16), que foram Isaque e Jacó. E que os 12 patriarcas (os filhos de Jacó) deram origem as 12 tribos de Israel. Hoje, porém, vamos aprender sobre a nação da Bíblia, Israel.

Mas porque Israel é chamada de Israel?
Resposta: Simples. Israel foi o nome dado por Deus a Jacó (Gênesis 35.10). A partir de então, Jacó não passou a mais ser chamado de Jacó, mas Israel. O nome Israel é justamente o novo nome de Jacó, já que a nação que leva seu nome começou a ser construída a partir dos seus 12 filhos.

COMO FOI FORMADO A NAÇÃO DE ISRAEL?

(ABRAÃO → ISAQUE → JACÓ (ISRAEL) → 12 PATRIARCAS → (NAÇÃO DE ISRAEL)



Gênesis 37 descreve a inveja dos irmãos do patriarca José, que acabaram mentindo para Israel (que José foi morto por uma fera) e lançaram seu irmão no poço. José acaba parando no Egito, e depois de sofrimento, acabou alcançando o posto de Governador. José reencontra com seus irmãos quando foram ao Egito comprar comida muitos anos mais tarde, e foi decidido que a família de José (os outros patriarcas, seu pai Israel, etc) fossem morar no Egito. Ali começou a ser formado a nação de Israel. A Bíblia conta a história da nação de Israel, dividido nos períodos abaixo:

• ÊXODO: o Egito temia que a nação formada pela família de José e dos 11 patriarcas (filhos de Israel) pudessem dominar o Egito, e colocou o povo em escravidão forçada, além de querer diminuir seu tamanho, porque eram muitos. O povo de Israel pediu a Deus uma solução, e Deus enviou um Libertador conhecido como Moisés. Essa história é vista no Livro de Êxodo.

• PEREGRINAÇÃO NO DESERTO E CONQUISTA DE CANAÃ: depois de saírem do Egito com Moisés, o povo peregrina 40 anos no deserto, até a conquista de Canaã, que durou 7 anos. Moisés recebe A Lei e os primeiros livros da Bíblia começam a ser escritos, mas a conquista de Canaã só vem com Josué. Essa história é vista no Livro de Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué.

• ÉPOCA DOS JUÍZES: depois de Josué (que foi sucessor de Moisés), o povo vive em Canaã. Porém, nesta época, Israel era liderada por Juízes. Essa história é vista no Livro de Juízes, no livro de Rute e até o Capítulo 10 de 1 Samuel.

• ÉPOCA DA MONARQUIA: o povo de Israel queriam um Rei para governá-los. Samuel foi o último dos Juízes, e consagrou os primeiros dois reis da nação: Saul e Davi. Essa história é vista em 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, etc.

• EXÍLIO NA BABILÔNIA: Jeremias profetizou que Nabucodonosor, rei de Babilônia, levaria Israel cativos como escravos por 70 anos. O povo de Israel ficou 70 anos na Babilônia. Essa história pode ser vista (em partes) em Jeremias, Daniel e em Esdras e Neemias (em partes).

• RECONSTRUÇÃO DA CIDADE: assim que ficaram 70 anos na Babilônia, o povo de Israel volta para seu lar. Esdras reconstrói o Templo de Jerusalém, e Neemias os Muros da Cidade. Essa história é vista nos livros de Esdras, Neemias, Ageu (em partes), etc.

COMO OS ISRAELITAS SÃO CHAMADOS NA BÍBLIA?!

• HEBREU: são os descendentes de sangue de Abraão. Os filhos na Fé de Abraão são chamados de GENTIOS.

• JUDEU: são os nascidos em Israel, mas que não são apenas filhos de Abraão. Depois que o povo de Israel se tornou nação, ela foi miscigenada. Os judeus são os nascidos em Israel, mas não que são filhos puros de Abraão, pois o povo já tinha se misturado com outros povos. Mesmo assim, eles mantém as mesmas crenças e base na Lei de Moisés.

Gostou?! Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página