A História da Igreja de Cristo #9 - Os primeiros Registros (A Formação dos Quatro Evangelhos)

19:58

Foto: Pixabay (Divulgação).
Bem, agora o Corpo de Cristo estava completo. Com o Espírito Santo como cabeça, Ele lideraria (como hoje) a Igreja na função de salvar almas por intermédio do sangue de Cristo Jesus. Hoje aprenderemos como foi formado os livros que são a BASE do Novo Testamento: Mateus, Marcos, Lucas e João.

O Dia de Pentecostes (A Descida do Espírito Santo) aconteceu aproximadamente em 33 d.C. Durante os vinte anos seguintes, a Igreja ainda não tinha nenhum livro do Novo Testamento escrito, por alguns motivos:

*O Senhor Jesus não deixou nada escrito.

*Muitos dos seguidores do Senhor Jesus também eram judeus. Eles tinham as Escrituras do Antigo Testamento e acreditavam que Jesus era o cumprimento das Escrituras.

*Os cristãos acreditavam que o Senhor Jesus não demoraria para voltar. 

O primeiro livro do Novo Testamento

Não foi nenhum dos Evangelhos! O primeiro livro do NT foi escrito pelo Apóstolo Paulo, 1 Tessalonicenses, escrito por volta do ano 50 d.C. Aprenderemos um pouco sobre Paulo na próxima lição!

GENTIOS: aprendemos na lição 18 – Módulo 3, que os filhos na fé de Abraão são chamados de Gentios. Essa expressão era utilizada pelos judeus para identificar os não-judeus. Essa expressão GENTIO significa Nações.

A Formação dos Quatro Evangelhos

A Igreja começou a ser perseguida (iremos aprender sobre isso nas próximas lições), então as pessoas que conheceram ao Senhor Jesus pessoalmente começaram a morrer. Por isso, sentiu-se a necessidade de registrar a história do Senhor Jesus, assim nascendo os Evangelhos que lemos nas nossas Bíblias!


ORDEM
EVANGELHO
ANO DE CONFECÇÃO (APROXIMADAMENTE)
Marcos
69 d.C (68 à 73)
Mateus
85 d.C
Lucas (e Atos)
85 d.C
João
90 d.C


MARCOS: Foi o primeiro Evangelho a ser escrito. Não se sabe quem originalmente escreveu esse livro, porque Marcos era um nome muito comum na época. Acredita-se que o autor desse livro se chamava João Marcos, que era filho na fé do Apóstolo Pedro (1 Pedro 5.13). O Evangelho de Marcos acabou popular diante da Igreja de Cristo, tendo muitas cópias, e que foi base para a confecção dos Evangelhos seguintes.

MATEUS: provavelmente foi escrito pelo Apóstolo Mateus, que viveu pessoalmente com o Senhor Jesus. Ele acabou usando como base o já escrito Evangelho de Marcos, para composição desse livro.

NOTA IMPORTANTE→ Não se sabe se realmente foi João Marcos que escreveu o livro de Marcos, ou o Apóstolo Mateus quem escreveu o livro de Mateus. Porém, essas atribuições começaram com Papias, um bispo do Segundo Século. No livro A Bíblia e Sua História: O Surgimento e o Impacto da Bíblia, página 74, há o motivo porque esse bispo sugere que esses seriam os autores desses livros.

LUCAS: o livro de Lucas foi o terceiro Evangelho, e ele é dividido em dois livros: Lucas (Evangelho) e Atos (História da Igreja). Acredita-se que Lucas era médico (Colossenses 4.14)

JOÃO: provavelmente foi escrito pelo Apóstolo João, que viveu pessoalmente com o Senhor Jesus.

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página