A História da Igreja de Cristo #8 Dia de Pentecostes

19:49

Foto: Divulgação.
O Dia de Pentecostes é um festa judaica (chamada originalmente de Shavuoth, que significa “semanas”), comemorada 50 dias depois da Páscoa. Foi nessa festa que o Espírito Santo desceu a Terra, e hoje aprendemos sobre isso. 

O Espírito Santo não estava na Terra?!

Não como está hoje. No Antigo Testamento, o Espírito Santo entrava em algumas pessoas (Números 11.16, 11.25-29; Juízes 14.6, 1 Samuel 16.14, etc). Como já aprendemos na Lição 9 – Módulo 2, o Senhor Jesus pediu ao Senhor Deus para que o Espírito Santo viesse a Terra (João 14.16) para continuar com o mesmo trabalho do Senhor Jesus (João 14.26).

A vinda do Espírito para a Terra era o cumprimento de uma profecia de Joel 2.28-29.

Antes apenas poucas pessoas tinham o Espírito, mas a Sua descida aqui na Terra significaria que o Espírito estaria  agora disponível a todos, através da Graça do Senhor Jesus. Já aprendemos nos 4 Módulos um pouco sobre a Salvação e o Espírito Santo. Já aprendemos que quando aceitamos ao Senhor Jesus, recebemos o Espírito Santo, e nos tornamos Filhos de Deus. Hoje o Espírito está disponível a todos os servos de Deus: basta aceitar ao Senhor Jesus e se converter (Lição 1 do Manual do Cristão), e você recebe o Espírito Santo.

A descida do Espírito Santo para toda humanidade aconteceu no Dia de Pentecostes, e aprenderemos um pouco do que aconteceu nessa festa lendo o quadro abaixo:

A Descida do Espírito Santo (Atos 2)

O Senhor Jesus ficou em Jerusalém por quarenta dias, depois de ter sido Ressuscitado.
Atos 1.3
O Senhor Jesus (durante os quarenta dias) pediu para que não saíssem de Jerusalém, porque eles receberiam o Batismo com o Espírito Santo.
Atos 1.4-8
Passaram-se dez dias. Nesse meio tempo, escolheram Matias como substituto do Apóstolo Judas, que traiu o Senhor Jesus e morreu enforcado.
Atos 1.24-26
Do nada, veio do céu um som, que encheu toda a casa onde os Apóstolos estavam reunidos.
Atos 2.1-2
Os Apóstolos e quem estava dentro da casa, estavam falando em línguas após o som.
Atos 2.3-4
Naquela época havia em Jerusalém vários judeus, de várias nações (provavelmente para participarem da festa de Pentecostes).
Atos 2.5
Esses judeus ficaram maravilhados, pois viram que os cristãos estavam falando em várias línguas, e nas línguas nativas desses judeus que vivam em outros países.
Atos 2.6-12
Outros porém, achavam que os cristãos estavam embriagados.
Atos 2.13

O Discurso de Pedro 

O Apóstolo Pedro confrontou aqueles que diziam que eles estavam embriagados. Segundo a Bíblia, a Descida do Espírito Santo aconteceu aproximadamente às 9h da manhã (3h do dia, Atos 2.15).

Pedro também cita a profecia de Joel 2.28-29. Prega o Senhor para todos ali, e naquele dia, o Apóstolo Pedro (através do Espírito) ganha quase 3 mil almas (Atos 2.41). Agora a Igreja tinha a Cabeça do Corpo de Cristo, que lideraria pessoalmente os primeiros cristãos.

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página