Autoridade Espiritual: Lição 4 - A Unção (Texto Mateus 3.11)

09:56



João Batista veio anunciar o Reino de Deus, a Graça, porque a Lei já tinha chegado ao fim (Lucas 16.16). Ao contrário do que muitos pensam, João Batista não apenas alguém que falava bonito, mas ele tinha a mesma unção que o profeta Elias (Lucas 1.15-17). O próprio Senhor Jesus também comparou João Batista com Elias (Mateus 11.13-14). O que João Batista tinha de tão especial, que marcou a vida das pessoas? A Unção!

João recebeu uma ordem: pregar o Reino de Deus (Salvação) e batizar as pessoas. Seu batismo é chamado como Batismo de Arrependimento, Batismo nas Águas ou Batismo de João. Pela Unção que ele tinha e pela doutrina que pregava (Graça), as pessoas começaram a pensar que ele tinha sido o Messias há muito tempo aguardado. Mas ele respondeu que não: ele apenas batizaria com água, mas haveria alguém de chegar, que Batizaria com o Espírito Santo, e com fogo. O que isso quer dizer?!

O “fogo” citado por João Batista só significa uma coisa: UNÇÃO! 

Quantas pessoas Jesus Cristo batizou nas águas?! R: nenhuma. Segundo a Bíblia, Jesus não batizava, mas seus discípulos sim (João 4.1-2). Mas porque Jesus não batizava as pessoas nas águas?! Simples. Porque ele não batiza com água, mas com o Espírito. Podemos se tornar líderes, ungidos e batizar as pessoas nas águas, mas NUNCA poderemos Batizar as pessoas com o Espírito Santo! Só Jesus pode batizar as pessoas com o Espírito Santo.

O que o Batismo com o Espírito tem a ver com a unção?!

Tudo. Isso não é regra, mas o Batismo com o Espírito Santo é um degrau para a unção. Por isso João Batista declara: “ELE VOS BATIZARÁ COM O ESPÍRITO SANTO [primeiro] E [depois] COM FOGO” 

Quando o Espírito Santo desceu no dia de Pentecostes (Atos 2), assim que os discípulos de Cristo receberam o Espírito Santo, primeiro falaram línguas como de fogo (Atos 2.3); DEPOIS que foram cheios, aí eles receberam OUTRAS línguas, para se comunicar com os varões judeus que frequentariam a festa judaica de Pentecostes (Atos 2.4). Em Atos 19.3-6 os cristãos em Éfeso foram Batizados nas águas, mas não tinham o Espírito Santo. Mas depois que receberam, PRIMEIRO falaram em línguas, e depois profetizaram.

Qual objetivo da Unção?!

Primeiro você deve entender que a Unção se manifesta de duas formas principais, que são UNÇÃO e AVIVAMENTO. A “Unção” é o Poder de Deus no individual; o “Avivamento” é o Poder de Deus no coletivo, o que aprenderemos melhor na próxima lição. Quando Deus unge alguém, sempre é para um propósito específico: no caso de nós, Filhos de Deus, serve tanto para glorificar o nome de Deus, quanto desfazer as obras do diabo. 

A Unção NUNCA DEVE SER USADA EM PRÓPRIO BENEFÍCIO, POIS HÁ UM PREÇO CARO A SE PAGAR POR ISSO. Tentaram subornar a Unção de Pedro (Atos 8.17-22). Ser ungido não quer dizer que a pessoa será salva. Naquele dia muitos ficarão de fora do reino, mesmos sendo ungidos (Mateus 7.22-23), porque praticavam a Iniquidade. Vocês sabem quem foi a primeira pessoa ungida por Deus, segundo a Bíblia? Sim, Satanás! (Ezequiel 28.14). Então não se enganem por causa de Unção! Ela é importante, mas não salva ninguém!

Como saber que tenho a Unção?!

Você não aprende a ter unção, ela vem e te ensina o que você deve fazer (1 João 2.27). Jesus curou enfermidades iguais de várias formas, isto porque a Unção que Ele recebeu lhe revelava automaticamente o que era preciso fazer. A Unção é autoexplicativa. Ela possui níveis diferentes: assim como tem pessoas na Igreja que conhecem mais a Bíblia que as outras, há também entre os ungidos de Deus que há mais unção que os outros, mas o Espírito é o mesmo (1 Coríntios 12.4-7). Por isso nos é ensinado sempre Crescer na Graça (Unção) e no Conhecimento (2 Pedro 3.18).

A Unção não te transforma em Super Homem

A Unção não fica apenas no seu corpo, mas também nas roupas e objetos que você usa, porque delas também emanam poder. A mulher do fluxo de sangue foi curada quando tocou na orla do manto de Cristo (Lucas 8.43-46). Os objetos pessoais do Apóstolo Paulo também eram capazes de feitos extraordinários (Atos 19.11-12). Até mesmo o corpo morto de Eliseu foi capaz de ressuscitar alguém, porque a unção continuou mesmo ele depois de morto (2 Reis 13.20-21). Mas a Unção não funciona para si mesmo. Eliseu morreu da sua doença (2 Reis 13.14). Paulo também teve o espinho na carne (2 Coríntios 12.7-9). A Unção serve para glorificar o nome de Deus e para abençoar a vida das pessoas, NÃO A NOSSA!

Deus quer que as pessoas tenham a Unção (Joel 2.28-30). Ela é o sinal mais evidente da Autoridade Espiritual na vida de um Filho de Deus. 

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 
Também curta nossa página no Facebook.

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página