Quarta Aula - Estudos - Dia 17 de Março 2016

19:37

Bem, em uma noite chuvosa fomos em mais uma aula na casa da nossa irmã Letícia. Adelino, seu marido, pela primeira vez pode estudar conosco. Pena que nosso irmão Vinicius não pode comparecer. Veja algumas fotos da aula.




Agora, vamos a aula em si.

5. Queda de Satanás

Tudo começou com a rebelião de um anjo. Entre os versículos 1 e 2 de Gênesis capítulo 1 que aconteceu esta rebelião. Hoje aprenderemos sobre a Primeira Guerra Celestial, ou simplesmente, Guerra Celestial.


Quem era Satanás?

R: era um anjo Querubim (Ezequiel 28.14). Um Querubim geralmente é usado como anjo de montaria de Deus (Salmos 18.10), e são anjos que ficam geralmente mais próximos do Trono de Deus.

*Geralmente ele ficava num lugar no Terceiro Céu conhecido como Monte Santo de Deus (Ezequiel 28.14), e foi posto lá como um guarda (Ezequiel 28.14). Não tenho muitas informações sobre este lugar (a única que tenho falaremos mais a frente no estudo), mas provavelmente deve ser algo bem especial, pois Deus tinha posto Satanás (ainda na forma de anjo) para proteger alguma coisa lá. Deveria ser uma coisa MUITO valiosa que estava lá naquele monte.

*Satanás (lembrando que ele estava na forma de anjo) começou a ser reconhecido pelos seus serviços de proteção no Monte Santo de Deus (“na multiplicação do seu comércio”) e com isso, começou a ter ódio por Deus (“se encheu o teu interior de violência, e pecaste;”). Quando Satanás pecou, ele acabou profanando o Monte Santo de Deus, e foi expulso (“e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim protetor”). Aqui começou a ruína do diabo (os textos acima mencionados estão nos versículo 16 de Ezequiel 28).

CRONOLOGIA DA RUÍNA DO DIABO
Foi criado. Um Querubim (Ezequiel 28.14)
Foi posto por Deus como um Guarda no Monte Santo de Deus (Ezequiel 28.14)
Começou a ser reconhecido pelos seus serviços (Ezequiel 28.16)
O reconhecimento lhe trouxe soberba e inveja (Ezequiel 28.16)
Desejou em seu coração estar acima de Deus (Isaías 14.13-14)
Foi expulso do Monte Santo de Deus por profanação (Ezequiel 28.16)
Corrompeu 1/3 dos anjos do Céu (Apocalipse 12.3-4)
Foi derrotado por Deus e expulso (Apocalipse 12.8-9)
Derrotado, acabou caindo como relâmpago na Terra (Lucas 10.18)
O impacto da queda acabou deixando a terra sem forma e vazia, e eles ficaram no abismo que se formou (Gênesis 1.2)
Trocaram sua forma de anjos para uma forma bestial, para não ficarem iguais a semelhança de Deus (Judas 1.6)


A Forma de Satanás quando ainda era anjo → ele tinha pedras preciosas e ouro, que cobriam o seu corpo (Ezequiel 28.13). Quando Satanás nasceu, ele recebeu flautas e tambores (instrumentos musicais) (Ezequiel 28.13b).

CARACTERÍSTICA SOBRE O MONTE SANTO DE DEUS → o versículo 14 de Ezequiel 28 fala de uma característica do Monte Santo de Deus: que lá existiam pedras que pegavam fogo, provavelmente vermelhas. Como Satanás fazia a guarda lá, ele vivia entre as pedras afogueadas.


A derrota de Satanás na Primeira Guerra Celestial

Satanás vangloriava-se de ter um corpo formado por ouro e pedras preciosas, mas acabou sendo derrotado e HUMILHADO por Deus. O texto abaixo é um trecho do versículo 18, de Ezequiel 28:


“(…) eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra [quando ele caiu], aos olhos de todos que te vêem [demônios]”

Satanás acabou sendo humilhado, pois aquele ser magnífico de forma gloriosa, que acabou liderando 1/3 dos anjos que se rebelaram contra Deus e conhecido por sua beleza (um dos seus atributos), acabou sendo visto diante deles como um ser queimado e sem beleza, agora humilhado diante dos seus irmãos.

Mas porque Deus fez questão de humilhar Satanás?
R:
(Mateus 23.12).

Gostou?! Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página