A História da Igreja de Cristo #37 - Profecia cumprida

14:21


João Huss acabou sendo condenado pela Igreja Católica para a Fogueira. Antes de morrer, ele disse estas palavras para seu carrasco:

“Podem matar um ganso (na sua língua, ‘huss’ é ganso), mas daqui a cem anos, Deus suscitará um cisne”

João Huss foi morto pela Igreja Católica no dia 6 de Junho de 1415. O cisne nasceria alguns anos depois, no dia 10 de Novembro de 1483. A Reforma Protestante aconteceria 102 anos depois, no dia 31 de Outubro de 1517.

Como a Igreja Católica começou com o negócio das Indulgências?!

Ainda no Século XIII houve por toda Europa uma seita de fanáticos conhecidas como Flagelantes. Eles andavam seminus, e se flagelavam severamente duas vezes por dia com chicotes, a fim de pagarem pelos seus próprios pecados e também dos outros. Os Flagelantes começaram a ser vistos com bons olhos pelos cristãos católicos, dando mais valor a eles do que os Padres da Igreja. Assim sendo, o povo queria confessar seus pecados e tristezas aos Flagelantes, e não mais aos Padres da Igreja, que foram perdendo credibilidade. Para resolver esse negócio, a Igreja Católica deveria fazer alguma coisa a respeito.

Ao invés de pagar seus pecados com castigo (penitência), a Igreja Católica então decidiu que, ao pagar uma quantia para a Igreja, o fiel ficaria livre de um jejum, ou qualquer outra penitência. Nasceu assim as “Indulgências”. Por conta do grande sucesso desse novo “empreendimento”, a Igreja Católica também determinou que o pagamento dessas livrariam as almas do Purgatório. A partir daí, começou aquela história de “comprar terreno no Céu….”. Foi a própria questão das Indulgências que levou Lutero a empreender a Reforma Protestante. Mas antes, vamos falar um pouco sobre a História do último Reformador, Matinho Lutero.

Martinho Lutero era o Cisne profetizado por João Huss

Martinho Lutero, também filho de pais humildes camponeses (como Jhon Wycliffe). Aos 14 anos, Lutero foi mandado para a escola franciscana de Magdeburgo, e quase morreu de fome por lá. Até esmola ele pediu nas ruas. Em uma dessas caminhadas por comida, Lutero conheceu Ursula Cotta, que deu comida e lar ao garoto, além do amor de mãe que ele não teve com seus pais biológicos.

Mais crescido, Martinho Lutero ingressaria na Universidade para ser um Advogado. A mudança de planos aconteceu durante um livramento que ele teve, durante uma tempestade. Na ocasião, seu amigo Aleixo, acabou morrendo ao ser atingido por um raio. Lutero fez um voto a Deus que, se o Senhor livrasse ele da morte naquele dia, ele se consagraria inteiramente para o serviço para Deus.

Seu contato com a Vulgata (Bíblia em latim de Jerônimo) só aconteceu muitos dias depois, através de procura pela Biblioteca da Universidade onde estudava (ou alguém apareceu e emprestou o livro para ele). Este foi o primeiro contato de Lutero com a Bíblia. Ele então foi bebendo daquela fonte sem parar, absorvendo cada palavra, versículo e capítulo do livro sagrado. A partir dali, ele entendeu como era um pecador, crescendo nele um temor incrível sobre o Inferno. Por conta disso, ele se tornaria um monge, para estudar mais. O medo do Inferno, do julgamento divino, assolava sua alma. Aquilo perturbava Lutero. Ele precisava de respostas. 

Lutero aproveitou seu tempo no Mosteiro para estudar a Bíblia sem parar. A partir dali, ele começou a entender como funciona a Graça. Primeiro, Lutero se sentia frustrado por fazer diversas promessas para o Senhor de não pecar, mas acaba ele mesmo quebrando essa promessa. Tem uma situação que ele disse:

“É em vão… que eu faço tantas promessas a Deus: o pecado é sempre o mais forte”

Lutero estava tão dedicado na sua causa (a busca pela verdade) que quase chegou a morrer, debilitando sua saúde com inúmeras noites sem sono e mortificações. O medo maior era da morte, do julgamento, do Inferno. Ele queria entender melhor a questão da salvação. Procurava respostas completas para todas essas questões (João 5.39).

Como parte de ofício de Monge, Lutero teve que ir até Roma (sede da Igreja Católica) resolver alguns problemas de ordem. Ali ele mesmo descobriu a corrupção que assolava a Igreja, como também dos Padres, que contavam histórias as gargalhadas blasfemando, incluindo debochando da Santa Ceia, etc. A partir dali, Lutero descobriu o SISTEMA RELIGIOSO CORROMPIDO com a qual estava envolvido.


Curtam a nossa página no Facebook para acompanhar nossas células ao vivo.
Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube.

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página