Célula de Estudo - Dia 12 de Setembro de 2019 - IV e V Cruzada

18:33



Continuando nosso estudo sobre A História da Igreja, estamos falando sobre a IV e V Cruzada. Sem querer, não consegui levar o roteiro, e tive (de cabeça) trazer a lição para vocês. Acompanhe a live abaixo, na íntegra, assim como o Estudo.


Lição 31. IV Cruzada e V Cruzada

A 4° Cruzada durou apenas dois anos (1202 à 1204), e acabou sendo conhecida como a "Cruzada Comercial". A princípio, os cruzados continuavam com seu objetivo de tomar os lugares da Terra Santa que agora eram de posse dos muçulmanos, mas esse objetivo acabou sendo mudado.

Os cruzados desta vez foram patrocinados por diversos comerciantes e mercadores de Veneza, e havia um certo interesse desses comerciantes: ao invés dos cruzados lutarem para recuperar o território de Jerusalém que era de domínio Muçulmano, eles invadiram e saquearam a própria cidade de Constantinopla, capital do Império Bizantino. O Império Bizantino foi abordado aqui no estudo na Lição 22 – Iconoclastia.

IMPÉRIO BIZANTINO: com a queda do Império Romano (em 476 d.C), surgiu no seu lugar o chamado Império Bizantino. O Império Bizantino era, inicialmente, uma parte do Império Romano, mas que continuou existindo mesmo com o racha no antigo Império. As religiões principais eram o Politeísmo (adoração a vários deuses), e o Cristianismo (veja mais a frente).

Assim sendo, a IV Cruzada serviu mais como um grande negócio dos mercadores Venezianos do que dos papas Católicos. E Jerusalém continuava sob domínio dos Muçulmanos!

Nestorianos continuavam a pregar o Evangelho

Na Lição 19 - Novos Cargos e Começo de Adoração para Maria falamos sobre o Padre Nestor, que era contrário a adoração para Maria: ele e seus seguidores foram condenados pela Igreja Católica de Heresia. Mesmo assim, o movimento de seus seguidores (chamado de Nestorianismo) pregava o Evangelho em diversos lugares do mundo, incluindo Pérsia, China, etc.

Evangelho na ponta da Espada!

Não é por força ou violência, mas pelo Espírito (Zacarias 4.6)

Parece que a Igreja realmente esqueceu isso. O Evangelho da Igreja Católica neste período foi, através da espada, convencer os povos para Cristo. Até mesmo os Cavaleiros Teutônicos foram utilizados para, através de violência, convencer os povos a se tornarem membros da Igreja, obrigando a todos serem batizados.

A Igreja estava TOTALMENTE perdida! O veneno da serpente (Satanás) já tinha atingido por inteiro a Igreja. As pessoas não se importavam em aprender, estudarem ou ao menos tentar conhecer a Bíblia ou ao Senhor Deus. Os Padres também não se importavam em passar a doutrina para os membros (muitos forçados). Através dos Julgamentos Eclesiásticos, casos de adultério, fornicação, incesto, blasfêmia etc eram julgados pela Igreja (ao invés do tribunal civil comum). Em suma, os Padres governavam sobre os civis, mas deviam submissão ao Papa.

V Cruzada

Quarto Concílio de Latrão: foi um importante concílio para a História da Igreja Católica. Esse concílio foi realizado em 1215 e acabou definindo não apenas apoio para a Quinta Cruzada, bem como outras questões da doutrina da Igreja Católica, como a Eucaristia.

A V Cruzada foi ideia do Papa Inocêncio III, e durou entre os anos de 1217 à 1221. Com Jerusalém de posse dos muçulmanos, a estratégia então empregada pelos Cruzados foi dominar o Egito, já que o Egito controlava esse território. Os Cruzados conseguiram um grande avanço em avançar pelo Egito. Os Muçulmanos procuraram um acordo com os Cruzados para evitar novo banho de sangue: decidiram abandonar a cidade de Jerusalém se os Cruzados deixassem o Egito. Os cruzados não quiseram fazer o acordo e continuaram com o cerco.

O motivo de não aceitar o acordo com os Muçulmanos era porque os cruzados tinham total certeza de sua vitória: eles esperavam o reforço de Frederico II (Rei da Itália), que também sequer chegou. No fim das contas, nem o Egito conseguiram conquistar e tiveram que negociar oito anos de trégua e suas vidas intactas em caso de fuga.

Curtam a nossa página no Facebook para acompanhar nossas células ao vivo.
Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página